As assinaturas para a campanha ” Real Forte Príncipe da Beira para Patrimônio da Humanidade” também podem ser feitas online 
 
A Editora Ecoturismo reeditará, no dia 30 de  abril, sua obra “A Odisseia da Ocupação Amazônica”, lançada em 1997. O livro homenageia  os 100 anos de Porto Velho, chancelando o Real Forte Príncipe da Beira como Patrimônio Mundial da Humanidade.
Três anos após a primeira jornada,  em fevereiro  deste ano, o escritor e ambientalista Hércules Góes deu início às pesquisas culturais, ambientais e históricas percorrendo  terras brasileiras na “Eco Expedição 2015 – Bandeirantes do Século XXI, desbravando os caminhos de Rondon  150 anos”, no intuito de relatar no livro páginas dedicadas aos locais desbravados por Marechal Rondon, comemorando os 150 anos de nascimento do sertanista. 
Na obra, que será vendida por R$ 50 o exemplar, também serão documentadas biografias e imagens de pessoas importantes que fizeram parte da história de Rondon e dos 100 anos de Porto Velho, nas páginas dedicadas aos heróis e heroínas do Século XXI. As famílias, políticos de sucesso, empresas ou empreendedores também terão oportunidade de contarem suas histórias.
 “A 2ª edição do livro será lançada no final de julho e a 3ª lançaremos em duas etapas. A primeira por ocasião do Seminário Internacional de Sustentabilidade com o tema “O ano de 2015 é o ano do desenvolvimento sustentavel na Onu”, será lançada  em 31 de outubro, em Porto Velho (RO) e a segunda lançaremos em dezembro na Cop 2l, em Paris, traduzida para língua francesa”, explicou Góes.
Confira abaixo os eventos de lançamentos do Livro:
30/04 – Real Forte Príncipe da Beira Costa Marques (RO);
05/05 – Mimoso (MT);
12/05 – Mercado Cultural de Porto Velho (RO) e
15/05 – Ariquemes (RO).
 
Pré -lançamento
O pré-lançamento Internacional aconteceu com uma Edição da Revista Ecoturismo abordando sobre o tema, e foi levado a COP 20, em dezembro de 2014, em Lima no Peru, para apresentação da candidatura do Forte Príncipe da Beira como Patrimônio Mundial da Humanidade.
O presidente do fórum permanente de sustentabilidade da Amazônia, professor e ativista ambiental Hercules Góes, esteve lá, como membro integrante da delegação brasileira nomeada pelo Itamaraty para representar a sociedade civil nas conferencias climáticas da ONU que tinha delegações de l95 países do planeta reunidos no Pentagonito em Lima capital do Peru, na conferencia que denominada de 20, prepara a 2l que esta prevista para dezembro de 20l5 em Paris.
Com bandeiras de mitigações e reduções de gases de efeito estufa e com propostas de redução de desmatamento amazônico e combate aos predadores foi levantada a bandeira de pedido de reconhecimento do Real Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, Rondônia na Amazônia brasileira, para obter a lista de indicações de patrimônio histórico da Humanidade, pleito que desde l997 a SOPREPARO já levantara em Rondônia e encaminhando documentações ao então Ministro da Cultura Welfort para que o Iphan nacional conduzisse este bem tombado em l950 pelo Brasil com o justo reconhecimento da UNESCO.
Na ocasião o Presidente do México Enrique Peña Nieto foi agraciado com o pedido de reconhecimento do Real Forte Principe da Beira como Patrimonio Histórico da Humanidade, através do presidente da SOPREPARO e Forum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia advogado e ambientalista Hércules Góes
A ata de adesões à candidatura do Real Forte Príncipe saiu com seu lançamento internacional na Cop 20 com  mais de 220 assinaturas entre ministros, chefes de estado, príncipes e presidentes de vários países, entre eles o presidente do México, Enrique Peña Nieto, que aportou 20 milhões de dólares para o Fundo Verde da Cop 20, aliados aos brasileiros na Cop 20 que agora prosseguirão a campanha com lançamentos de livros, revistas e cartilhas promocionais da campanha em Rondônia, Mato Grosso, que já recebeu apoio do presidente da Assembleia Legislativa – AL/MT, deputado José Geraldo Riva (PSD), Bolívia e Brasília.
“Centenas de assinaturas já foram coletadas e não para de crescer, a campanha de apoio ao Real Forte Príncipe da Beira como patrimônio da humanidade, recebe apoios a todo momento entre autoridades e ativistas ambientais, além de ministros e autoridades estrangeiras chancelando o êxito da coleta de assinaturas”, afirmou Góes.
A campanha prossegue coletando as assinaturas no “Espaço da Identidade Cultural de Rondônia” no Mercado Cultural em Porto Velho, administrado por Antônio Casamenteiro.
“Todos que devem aderir ao movimento que pretende resgatar e reconhecer um dos patrimônios do estado de Rondônia”, enfatiza Góes.
Hercules Góes com o presidente do México Enrique Peña Nieto em Lima/Peru durante COP 20

Hercules Góes com o presidente do México Enrique Peña Nieto em Lima/Peru durante COP 20

IMG-20150119-WA0059

Antonio Casamenteiro e o jornalista Sérgio Gomes em Porto Velho/RO

 

 

IMG-20150119-WA0056

Mercado Cultural de Porto Velho, capital de Rondônia ( interno )