O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, participou, nesta segunda-feira (06), do Ethanol Summit 2011, realizado em São Paulo. Com um discurso sobre energias renováveis, ele destacou o setor de biocombustíveis e o caracterizou como a “vanguarda” brasileira. Para Lobão, o país é privilegiado pela natureza, e hoje colhe os frutos de uma decisão estratégica que, há quase 40 anos, apontou o caminho dos biocombustíveis.

Para o ministro, o etanol e a bioeletricidade, associados a outras fontes, permitem que o Brasil disponha de uma das matrizes energéticas mais limpas e renováveis do planeta. Assim, junto com as hidrelétricas, o petróleo e o gás do Pré-Sal, teremos “condições de garantir o suprimento energético do Brasil para as próximas décadas, uma situação de privilégio”, frisou.

Lobão também destacou o Plano Decenal de Expansão de Energia – 2019, o PDE, que prevê uma capacidade instalada de energia elétrica 17 mil MW proveniente da biomassa, ultrapassando os seis mil MW atualmente instalados. “O governo envidará todos os esforços para viabilizar a utilização deste potencial que ajudará o país a manter sua matriz energética renovável nas próximas décadas”, declarou.

Sobre o evento

O Ethanol Smmit 2011 ocorre nos dias 06 e 06 de junho, e soluções para a economia de baixo carbono será o grande tema transversal do evento. A ideia é promover debates ultrapassando a perspectiva uso do etanol como combustível para as diversas vertentes e novos usos que vem crescendo em todo o mundo, tanto para o etanol quanto para a própria cana.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319-5620/5588
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br

twitter: @Minas_Energia