O ministro de Minas e Energia Edison Lobão recebeu nesta semana um grupo de estudantes do Instituto Galois, que participa do projeto Simulois. A ação promovida pela instituição de ensino é voltada às diversas áreas do conhecimento humano, como cultura, humanidades e medidas socioambientais. Durante o encontro, Lobão detalhou os mecanismos utilizados no setor energético brasileiro, destacando os resultados eficientes e sustentáveis que posicionam o Brasil como modelo perante outros países no mundo.

Entre os assuntos abordados, o ministro ressaltou a importância da energia elétrica para o desenvolvimento no mundo, bem como o fortalecimento do uso dos recursos renováveis. “O Brasil possui uma das matrizes mais limpas. Nós temos que insistir no modelo hídrico. A energia que vem dos rios. Estamos caminhando também para a energia que provém da biomassa, ou seja, do bagaço e palha da cana”, explicou. Lobão também destacou a alternativa solar na geração de energia elétrica. “O recurso solar, a meu ver, será a energia do futuro. Nenhuma poluição. Portanto, é necessário que um trabalho árduo seja feito e que pesquisas científicas sejam intensificadas para tornar o recurso viável”, disse.

O encontro servirá como base para um debate sobre os temas dentro do projeto Simulois. A equipe do Instituto Galois é responsável pelo desenvolvimento de propostas que apontem soluções eficientes e sustentáveis para problemas ambientais que ocorrem em outros países.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319-5620/5588
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
twitter: @Minas_Energia