O Museu do Louvre, em Paris, foi o museu de arte mais visitado do mundo em 2009, atraindo 8,5 milhões de pessoas. A instituição ficou à frente do British Museum, em Londres, (5,56 milhões) e do Metropolitan Museum de Nova York (4,89 milhões), de acordo com a revista britânica “The Art Newspaper”.

No ranking não figura nenhum representante latino-americano. Sete museus espanhóis estão listados: Prado (9º lugar, com 2,76 milhões), o Rainha Sofia (16º lugar, com 2,08 milhões) e o Museu Picasso de Barcelona (41º, com 1,06 milhões).

Paris, que além do Louvre tem o Pompidou (7º) e o Museu d´Orsay (8º) entre os dez primeiros, rivaliza com Londres, que coloca também a National Gallery (4º) e a Tate Modern (5º) como principais destinos.

Paralelamente, a revista elaborou uma classificação das exposições mais vistas, na qual as quatro primeiras foram organizadas no Japão.

Com uma média de quase 16 mil visitas diárias, a mais visitada foi “Ashura e Obras Mestras de Kohfukuji”, que reuniu os tesouros de um templo budista localizado na cidade de Nara, no Museu Nacional de Tóquio.

France Presse