Neste período em que o Partido dos Trabalhadores está em festa de completar três décadas de existência no pais, as opiniões estão divididas quanto a real essência do PT que mudou muito em toda a sua trajetória.
Muitos se recordam que o Pt iniciou como principal característica, a total honorabilidade e um partido sem patrões, que estava acima do bem e do mal, principalmente no quesito moral e os tempos foram passando até o reconhecimento de um dos seus maiores lideres, Gilberto Carvalho , admitir que até a corrupção também tomou conta de setores do partido.
Claro que foi duro para o Pt ter que engolir acusados de mensalão, dólares na cueca e temas que eram exclusivos de outros partidos, mas, não no Pt que sempre se vangloriou da sua absoluta honorabilidade.
Este escriba se recorda que em 1979, quando encerrava um mandato de líder acadêmico estudantil na principal Universidade de Direito de Santos e foi procurado por uma militante iniciante do PT, professora Gema ou Clara, não me recordo exatamente que buscava lideres estudantis para compor o primeiro grupo do partido que teria fundação inicial no ano seguinte. Durante horas a militante tentou convencer da importância de uma liderança jovem participar de um partido como o PT e por pouco a gente acabou não se filiando e se tornando um dos fundadores deste partido aqui em Santos onde entraram os colegas de Camara Municipal, Telma de Souza e Nobel Soares.
Outro fator que corre as margens do Partido dos Trabalhadores, em festa em fevereiro, com o IV Congresso Nacional,escolhendo Dilma Roussef como sua pré candidata a presidência da República em Brasilia , tem o nome de Luiz Inacio Lula da Silva, que é uma entidade ao lado do partido, que foi um dos fundadores.
O fato é que a biografia de Lula da Silva, de mecânico metalúrgico , até a liderança sindical e a liderança maior do Brasil é incontestavelmente maior do que a sua própria figura.
Vamos respeitar aqui uma significativa parcela de brasileiros que não suportam Lula de jeito nenhum, e a rejeição chega as raias de afirmar que nem com farinha , engolem a figura do presidente da Republica do país.
No entanto, com toda a frieza e razão, Lula se superou nestes 8 anos de mandato presidencial ,independente do leitor ou internauta, ser adepto do PT, ou contrario, ou não, ter qualquer opção partidária.
Lula aperfeiçoou muito bem todas as ações afirmativas iniciadas e concluídas com bastante primor pelo antecessor, o intelectual e professor acadêmico Fernando Henrique Cardoso, um dos próceres tucanos mais famosos do país.
O ex metalúrgico, montou excelentes equipes , principalmente na área econômica e social , aproveitando nomes que vieram com força de governos anteriores, estabilizou de vez a inflação do país, colocou 2 Uruguais de gente que estavam numa classe inferior e colocou em classe superior, ajeitou a vida de milhões de brasileiros, com programas discutíveis como Bolsa Familia e deixou algumas falhas no quesito educação, saúde e segurança pública.
No segmento internacional, o Brasil nunca esteve tão positivo em sua imagem, já que é um dos lideres econômicos, ambientais e sua imagem vende muito e traz bilhões de dólares de investimentos externos , por que crêem na estabilidade econômica, política e social do Brasil, e dá certo orgulho em ser brasileiro, quando se vai a New York, Europa, Asia, etc.
Lula pagou a dívida externa em boa parte e pagando antecipados débitos com organismos e bancos estrangeiros e se dá ao luxo de emprestar dinheiro para países dos vários matizes.
No aspecto político interno , consegue dialogar com todos os mais diferentes e antagônicos segmentos do Brasil, inclusive do exterior, sendo respeitado desde Hugo Chávez, Morales e Cia ate por Bush, Obama e a Rainha da Inglaterra.
Por isto é que há fortes grupos brasileiros que advogam que independentemente de quem for o seu sucessor, Serra, Dilma, Marina ou Ciro, que a intervenção de Lula será inevitável e fundamental para o Brasil e para o planeta, como uma espécie de consultor, primeiro ministro, diplomata, enfim, o ex-metalúrgico vitorioso será imprescindível para a continuação desta boa política e imagem do Brasil interna e externa corporis.
Hércules Góes, mestrando em direito ambiental, foi um dos delegados da Cop l5 na Dinamarca,jornalista e ativista ambiental, pré candidato a Senador da Republica pelo Ecoturismo e Justiça Climatica do Partido Verde de São Paulo