Facebook espera arrecadar US$ 5 bilhões, o que colocaria a empresa como a IPO mais bem sucedida entre as tecnológicas

São Paulo – “Mantenha o foco e continue entregando [resultados]”. Foi com essas palavras, estampadas em um pôster fotografado sobre sua mesa, que Mark Zuckerberg se pronunciou sobre o protocolamento do pedido de oferta publica de ações (IPO) do Facebook, feito ontem junto a Securities and Exchange Commission, órgão regulador do mercado americano.

Com a venda de ações, o Facebook espera arrecadar 5 bilhões de dólares, o que colocaria a empresa como a IPO mais bem sucedida entre as tecnológicas – em 2004, o Google arrecadou 2 bilhões de dólares.

Os bancos Morgan Stanley, Goldman Sachs and JPMorgan serão os coordenadores líderes da oferta. Bank of America Merrill Lynch, Barclays Capital e Allen & Co devem operar como secundários.

“Frequentemente, nós falamos sobre invenções como a imprensa e a televisão. Hoje, a sociedade atingiu um outro nível. Existe a necessidade e a oportunidade de conectar todas as pessoas do mundo, de dar uma voz a todos e de ajudar a transformar a sociedade do futuro”, afirmou Zuckerberg em carta anexada ao processo.

2,7 bilhões de comentários por dia

De acordo com os documentos enviados pelo Facebook à SEC, a rede social possui, atualmente, 845 milhões de usuários ativos, que publicam 250 milhões de fotos por dia e geram 2,7 bilhões de comentários e curtidas todos os dias. (De acordo com a empresa iCrossing, o Facebook deve chegar a marca de 1 bilhão de usuários em agosto deste ano.)

Ainda segundo os documentos, o Facebook afirmou que seu lucro líquido cresceu 65 por cento em 2011, para 1 bilhão de dólares, e sua receita foi de 3,71 bilhões de dólares. A receita vinda da parceria com a Zynga, detentora de games como Farmville e CityVille, representou 12% do total.