Os Estados Unidos, país que é o segundo maior emissor de gases causadores do efeito estufa, tem a “grande responsabilidade” de reduzir “efetivamente” as emissões, disse este domingo, em Washington, a pré-candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva.

“Os Estados Unidos, como segundo maior emissor do mundo, tem uma grande responsabilidade de dar uma contribuição efetiva para reduzir (as emissões de) o CO2”, disse Marina, durante evento multitudinário no centro de Washington por ocasião do Dia da Terra, celebrado no último dia 22.

Ex-ministra do Meio Ambiente do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, cargo que ocupou durante seis anos, Marina considerou importante o evento deste domingo, em Washington, porque a opinião pública “pode fazer a diferença” em um momento em que o Congresso americano estuda um projeto de lei ambiental.

“O povo americano protagonizou muitos momentos importantes da história a favor da humanidade (…) e agora é o momento de assumir este imenso compromisso a favor da história para salvar o planeta”, disse Marina.

A agenda para a luta contra o aquecimento global do presidente Barack Obama sofreu um revés, este domingo, quando o legislador republicano Lindsay Graham disse que retiraria seu apoio a um projeto de lei avaliado no Congresso.

Com esta lei, Obama quer cumprir seus compromissos internacionais ambientais e de redução das emissões de gases estufa.

Durante sua visita a Washington, Marina, tem previsto conversar com funcionários do conselho ambiental da Casa Branca.

FSP