A conclusão de um acordo sem sentido sobre o clima seria pior do que voltar de Copenhague de mãos vazias, afirmou nesta quinta-feira o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

Para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que deve chegar amanhã (sexta-feira) à capital dinamarquesa para participar do último dia da conferência da ONU sobre o clima, “voltar de Copenhague com um acordo sem sentido seria muito pior do que voltar de mãos vazias”, explicou Gibbs aos jornalistas.

Obama “vai viajar hoje à noite a Copenhague com a esperança de seguir avançando e de obter um acordo sólido que funcione”, acrescentou o porta-voz, expressando a esperança de que “os chineses contribuam para encontrar uma solução”.

“Este acordo deve incluir elementos fortes como a transparência, para que entendamos e estejamos certos de que as pessoas vão respeitar seus compromissos”, prosseguiu.

“É óbvio que não estamos falando de um tratado (para substituir o Protocolo de Kyoto), mas de um acordo político que assentará as bases de um tratado final, sobre o qual vamos continuar a trabalhar”, ressaltou o porta-voz.

COP-15
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Agência AFP