Novidade »

04/09/2015 – 14:16 | Edit Post

 A iniciativa faz parte de diversas ações desenvolvidas pelo programa de conservação da Amazônia do WWF-Brasil
 
O WWF-Brasil e o Instituto Projeto Neymar Jr. fazem um apelo pela maior floresta tropical do mundo, patrimônio da humanidade. …

Read the full story »
Turismo

Conheça destinos e o que acontece no setor

Meio Ambiente

Navegue pela sustentabilidade

Internacional

Saiba as principais noticias de todo o mundo

Cultura e Eventos

Programe-se!

Artigos e Esporte

Matérias especiais de diversos temas e assuntos relacionados ao esporte

Home » Meio Ambiente

Pela 1ª vez, EUA estabelecem meta para poluição por automóveis

Submitted by on 20/05/2009 – 10:22

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta terça-feira (19) novas normas para aumentar a eficiência no consumo de combustível por parte dos veículos e nas emissões poluentes. Esta deve ser a primeira vez que os Estados Unidos estabelecem um limite de emissões de poluentes para veículos.

Os novos veículos devem ser 30% mais eficientes no que se refere ao consumo de combustível. O programa começará com os modelos novos a partir de 2011, para se aproximar gradualmente da meta até 2016. Entretanto, a expectativa é que os modelos custem cerca de US$ 1.300 a mais por causa disso.

Em abril, o governo Obama abriu caminho para essa regulamentação ao declarar que o dióxido de carbono e cinco outros gases prejudiciais ao ambiente são perigosos para a saúde pública e para o bem-estar social. Só isso já mostrou uma mudança de posição em relação ao governo de George W. Bush.

Carol Browner, diretora de energia e questões climáticas da Casa Branca, confirmou a nova iniciativa –ela classificou a medida como “verdadeiramente histórica”. A estimativa é que 1,8 bilhão de barris de petróleo sejam economizados até 2016 –o equivalente a tirar 177 milhões de carros da estrada, afirmou um alto funcionário do governo, que preferiu não se identificar.

Espera-se que participem do anúncio, entre outros, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e os diretores das principais montadoras automobilísticas do país.

Um total de 14 Estados americanos, entre eles a Califórnia, e o distrito de Columbia tinham reivindicado ao governo federal que permitisse aplicar medidas mais rígidas que as existentes até agora.

Fonte: Folha Online

Tags: , , ,

Leave a comment!

You must be logged in to post a comment.