O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta terça-feira (19) novas normas para aumentar a eficiência no consumo de combustível por parte dos veículos e nas emissões poluentes. Esta deve ser a primeira vez que os Estados Unidos estabelecem um limite de emissões de poluentes para veículos.

Os novos veículos devem ser 30% mais eficientes no que se refere ao consumo de combustível. O programa começará com os modelos novos a partir de 2011, para se aproximar gradualmente da meta até 2016. Entretanto, a expectativa é que os modelos custem cerca de US$ 1.300 a mais por causa disso.

Em abril, o governo Obama abriu caminho para essa regulamentação ao declarar que o dióxido de carbono e cinco outros gases prejudiciais ao ambiente são perigosos para a saúde pública e para o bem-estar social. Só isso já mostrou uma mudança de posição em relação ao governo de George W. Bush.

Carol Browner, diretora de energia e questões climáticas da Casa Branca, confirmou a nova iniciativa –ela classificou a medida como “verdadeiramente histórica”. A estimativa é que 1,8 bilhão de barris de petróleo sejam economizados até 2016 –o equivalente a tirar 177 milhões de carros da estrada, afirmou um alto funcionário do governo, que preferiu não se identificar.

Espera-se que participem do anúncio, entre outros, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e os diretores das principais montadoras automobilísticas do país.

Um total de 14 Estados americanos, entre eles a Califórnia, e o distrito de Columbia tinham reivindicado ao governo federal que permitisse aplicar medidas mais rígidas que as existentes até agora.

Fonte: Folha Online