Patentes usadas na plataforma do Google justificariam a cobrança de royalties

 

A Microsoft exigiu nesta segunda-feira que a Samsung pague 15 dólares por cada smartphone baseado no sistema operacional Android, do Google, produzido pela empresa coreana. A cobrança é baseada em uma série de patentes utilizadas no sistema operacional, que são propriedade da gigante americana.

De acordo com o jornal coreano Maeil Business, a Samsung deve buscar a redução do pagamento para cerca de 10 dólares em troca de uma aliança maior no uso do sistema operacional Windows Phone 7. A companhia ainda não apresentou comentários sobre o assunto.

Em abril do ano passado, a Microsoft disse que havia chegado a um acordo de licenciamento com a taiwanesa HTC, por meio do qual receberia pagamentos de royalties por seus aparelhos que rodam o Android. A exigência ocorre em um momento em que aparelhos com o sistema operacional do Google ganham popularidade.

Analistas estimam que a Samsung, segunda maior fabricante de celulares, tenha vendido cerca de 19 milhões de smartphones no período de abril a junho, a maioria deles usando o Android. A expectativa é que a companhia surja como a maior produtora mundial do segmento, superando o reinado de mais de 10 anos da finlandesa Nokia.

Desde abril, a coreana enfrenta uma guerra de patentes com outra gigante da tecnologia, a Apple. As duas companhias estão em constante disputa judicial por questões como design e o uso de tecnologias sem fio.

Leia também:
Apple contra-ataca e quer barrar vendas da Samsung
Apple acusa Samsung de copiar iPad e iPhone
Samsung denuncia Apple por violação de patente
Samsung anuncia novo processo na guerra contra a Apple
Guerra entre Samsung e Apple ganha novo capítulo

(Com agência Reuters)

 

Fonte: VEJA