Secretaria de Estado do Turismo visa incentivar a comercialização e ampliar o fluxo turístico no Estado.

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais já finaliza os preparativos para a participação no 4ª Salão Nacional de Turismo – Roteiros do Brasil. Dando sequência ao trabalho de incentivo e apoio à comercialização do produto turístico mineiro, a Setur levará 40 empresas que ofertarão seus produtos turísticos para o público da feira. No evento, Minas também receberá 4 dos 8 Troféus Roteiros do Brasil, premiação promovida pelo Ministério do Turismo como reconhecimento dos “exemplos de sucesso”  do Programa de Regionalização do Turismo em todo o país. A quarta edição do Salão Nacional do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, será de 1º a 5 de julho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Segundo a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, o foco da participação mineira no Salão Nacional é aumentar o fluxo turístico e a comercialização do destino. “Trabalhamos ativamente na diversificação da oferta turística, apresentando produtos inovadores e competitivos. Este evento é uma oportunidade excepcional para incentivar o público a visitar Minas Gerais e reforçar a inserção dos roteiros mineiros nos catálogos das operadoras de São Paulo”, afirma.  De acordo com a organização do Salão Nacional do Turismo, são esperadas cem mil pessoas para os cinco dias do evento.

No estande institucional da Região Sudeste, que será intitulado “Festa, buteco e futebol”, Minas Gerais dividirá espaço com São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Minas também  terá o maior número de apresentações e será a responsável pela abertura das manifestações culturais do evento. Outra novidade para o Salão Nacional será o lançamento do Trem Noturno entre Tiradentes e São João del-Rei, em linha operada pela Ferrovia Centro Atlântica, uma empresa do Grupo Vale SA.

Participam no estande institucional de Minas Gerais a Federação dos Circuitos Turísticos Mineiros (FECITUR), a Belotur, a Associação das Cidades Históricas, o Instituto Estada Real, o Programa Turismo Solidário da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Mians, o  Sebrae, a Secretaria de Estado de Esportes  e o Instituto Estadual de Florestas.

Salão nacional

O evento, promovido pelo Ministério do Turismo, reúne e articula os setores público e privado, possibilitando que inúmeras parcerias e negócios sejam realizados. Órgãos oficiais de turismo de todo o País apresentarão os novos roteiros estruturados para que o turista viva grandes momentos no Brasil, esteja ele a passeio, em busca de aventura, cultura, ou a negócios.

O 4ª Salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento (palestras e workshops),  Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais – Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).