A nova secretaria terá a finalidade de impulsionar o turismo na capital amapaense.

A Assembléia Legislativa do Amapá, estará encaminhando na próxima semana ao prefeito de Macapá, Roberto Góes, indicação solicitando a criação da Secretaria Municipal de Turismo.

“A viabilização para o turismo em Macapá vai permitir o resgate da cultura de um povo e descobrir a vocação turística da região. A melhor forma de vencer a crise é dá oportunidade para diversos segmentos através da fomentação do turismo local”, justifica o autor da indicação deputado Manoel Brasil (PMN).

De acordo com o deputado, a criação da secretaria vai impulsionar o turismo na capital amapaense e, vai permitir o resgate da cultura de um povo e descobrir a vocação turística da região.

“Você sabia que como atrativos naturais, Macapá conta com as praias fluviais do Araxá e Fazendinha banhadas pelo majestoso rio Amazonas, além do Lago do Curiaú, localizado em área quilombola”, comentou.

O deputado Manoel Brasil é um dos defensores do setor turístico no Estado do Amapá. No dia 05 de julho de 2007, foi realizado uma Audiência Pública que promoveu o debate entre órgãos governamentais e da sociedade civil, assim como empresários da área, em relação ao atual quadro do setor turístico no Amapá.

O deputado Brasil disse que a economia do Amapá vive no esquema do contracheque, e relatou a falta de vontade política em trazer o Linhão de Tucuruí para o Amapá, o que, segundo ele, ajudaria consideravelmente no desenvolvimento do Turismo.

“É uma vergonha. A infra-estrutura do Turismo no Estado é precária, e para que se resolva precisa apenas de articulação, de políticas públicas para o Turismo. O Amapá possui grande vocação para se desenvolver economicamente através deste setor”, disse.

O professor Ivan Pacheco, representando os bacharéis em Turismo, afirmou que o setor é um elo para o desenvolvimento econômico do Amapá, e que pode extinguir gradativamente as desigualdades sociais, mas que para isto, “é preciso de políticas públicas eficientes que trabalhem a base do Turismo”.

Departamento de Comunicação do Amapá