Segundo pesquisas internacionais, a Austrália é um dos países com melhor qualidade de educação do mundo, tanto para Ensino Escolar e Tecnológico, como para Ensino Superior. Diversas de suas universidades, como a Australian National University e a University of Melbourne, figuram entre as melhores do mundo nos mais renomados rankings internacionais de Educação Superior. Por isso, quem deseja se formar ou especializar em escolas com reputação internacional, não pode perder o maior evento de Educação da Austrália no Brasil, de 22 a 27 de agosto.

A Feira de Educação Study in Australia trará para o Brasil 45 das mais conceituadas instituições de ensino australianas, visitando as cidades de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. O evento representa uma grande vitrine das melhores opções de estudos num país com excelente qualidade de vida e baixíssimo nível de desemprego. As opções de estudo serão oferecidas em todos os setores educacionais: Ensino Superior, incluindo, graduação, pós-graduação, especializações, mestrados e doutorados, Cursos de Inglês (inclusive Inglês para Negócios ou outras áreas específicas), Ensino Médio, Ensino Técnológico e Intercâmbio Universitário (Study Abroad). Os programas são oferecidos nas mais diversas áreas, representando uma imensa variedade de cursos para todas as idades e ramos de atividade.

As mais disputadas universidades australianas estarão presentes na feira, que conta também com palestras sobre o sistema de ensino australiano, diferentes cursos oferecidos no país, tipos de acomodação e estilo de vida nas cidades mais procuradas pelos estudantes estrangeiros. Durante o evento, o estudante poderá conversar diretamente com os representantes das escolas e universidades, obtendo informações detalhadas sobre os programas específicos e processo de inscrição e matrícula em cada um deles. O evento é certamente a melhor oportunidade para os interessados em estudar no país.

No ano de 2008, mais de 520 mil estudantes internacionais, provenientes de mais de 100 países, se matricularam em instituições australianas. O número de estudantes brasileiros aumentou em torno de 60% nos últimos dois anos. A Austrália é um país muito seguro, com cidades agradáveis para se viver, onde o brasileiro costuma se adaptar muito bem devido à similaridade do clima, cultura e lazer: churrasco e praia aos finais de semana. O australiano é muito receptivo ao estudante internacional e as duas nacionalidades (brasilieros e australianos) costumam se integrar muito bem, ficando assim mais fácil e agradável suportar a distância da família e amigos. Outras vantagens que o país apresenta são a permissão do governo para os estudantes estrangeiros trabalharem  até 20 horas semanais e o preço acessível das mensalidades.

Educação é Prioridade na Austrália.
Se a Austrália é hoje um país do Primeiro Mundo, embora jovem perto de outras antigas nações na mesma posição no cenário mundial, isso se deve, em boa parte, à valorização do setor educacional por parte do governo. A Austrália possui um dos sistemas educacionais mais respeitados do mundo porque o próprio governo cobra das instituições de ensino qualidade e estrutura de alto nível para receber estrangeiros. O ESOS Act (Education Services for Overseas Students) é uma lei que regulariza o ensino para estudantes internacionais e somente instituições de ensino registradas pelo Departamento de Educação podem oferecer programas para estes estudantes, garantindo que o estrangeiro receberá um ensino de alta qualidade e todo suporte necessário para viver e se adaptar no país. Além disso, Órgãos não governamentais também controlam a qualidade das instituições, tais como a Agência Australiana de Qualidade Universitária (AUQA) – entidade nacional que faz a auditoria nas universidades.

A Study in Australia é uma iniciativa da Australian Education International (AEI), entidade do governo australiano que integra o Departamento de Educação, Emprego e Relações de Trabalho (DEEWR), responsável por promover a qualidade da Educação australiana internacionalmente.

Mentes que Brilham
Prova do investimento australiano no setor Educacional são os oito prêmios Nobel que a Austrália detém desde 1915, sendo cinco deles em Medicina e os demais em Química, Física e Literatura. Pouca gente sabe, mas a caixa preta dos aviões, o implante biônico de ouvido para ajudar pessoas com deficiência auditiva, a energia solar (inclusive aplicada a veículos) e a primeira máquina nanotecnológica do mundo… tudo isso nasceu na Austrália.

UPGRADE NA CARREIRA
O estudante poderá optar por curso de ensino tecnológico, de graduação ou pós-graduação em diversas áreas: Tecnologia da Informação, Negócios e Administração, Marketing e Comunicações, Saúde, Ciências, Design e Artes, Produção de TV e outras mídias, E-commerce e E-business, Empreendimentos, Comércio Exterior, Relações Industriais, Estudos ambientais e Agronomia, Esportes e Recreação, Engenharia e Construção Civil, Hotelaria e Turismo, Medicina e outras áreas da saúde, entre outros. É possível obter um certificado de pós-graduação (especialização Latu Sensu) em apenas seis meses.

Existem também os programas de English for Special Purposes, que oferecem cursos de inglês para profissionais de administração, turismo, medicina e outras áreas, com vocabulário específico para um determinado setor. Tem ainda o English for Academic Purposes  (Inglês Acadêmico, que prepara o estudante para os cursos de graduação e pós-graduação) e o English Plus Work Experience (Inglês combinado com estágio não remunerado). O país recebe também cada vez mais executivos interessados em cursos rápidos de Business English (Inglês voltado para Negócios) que, por sua vez, podem incluir no pacote atividades esportivas e turísticas.

Assessoria de Imprensa da Feira de Educação Study in Australia