Realizados em viagens mais curtas e com preços mais atrativos, os minicruzeiros já são uma tendência para a temporada 2016. Entre os mais de 200 itinerários previstos para o período, 104 deles serão realizados nesta modalidade. Os minicruzeiros consistem em viagens de até quatro noites e representam mais da metade dos cruzeiros que serão realizados até abril.

Entre os destinos disponíveis para os minicruzeiros estão tanto destinos brasileiros quanto internacionais. Algumas opções incluem cidades como Búzios, Cabo Frio, Salvador e Ilhabela, além das internacionais Buenos Aires e Montevidéu. A maioria dos itinerários da temporada 2016 tem previsão para zarpar dos portos de Santos ou do Rio de Janeiro.

Os minicruzeiros geralmente são escolhidos por quem ainda não está acostumado com viagens de navio e não sabem como é estar tanto tempo em alto mar.Por ser mais curta, esta modalidade de cruzeiro também é procurada por empresas para a realização de eventos corporativos.

De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Abremar Brasil), serão por volta de 10 navios de grande porte no litoral brasileiro. A expectativa da associação é que mais de 500 mil passageiros viagem até abril de 2016 quando termina a temporada.