unnamed

gg Reconhecimento da UNESCO reforça o turismo receptivo na região de Puno e no Peru.

Em 2014, a festa experimentou um importante aumento de turistas nacionais e estrangeiros.

A ministra do Comércio Exterior e Turismo (Mincetur) e presidenta do Conselho Diretivo da PROMPERÚ, Magali Silva Velarde-Álvarez, afirmou que a inclusão da Festa da Virgem de Candelária na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, não apenas posiciona melhor o país no contexto internacional, mas também fortalece as estratégias de atração de turistas nacionais e internacionais.

Magali Silva parabenizou a população da região e os ministérios da Cultura e Relações Exteriores pela conquista: “Ao povo de Puno pela importância de suas tradições; ao Ministério de Cultura por forte dedicação na preparação do registro para a conquista desse reconhecimento e ao Ministério das Relações Exteriores por sua experiência nas relações estabelecidas com organizações multilaterais”, declarou.

A ministra informou que, durante todo o mês de fevereiro, a força do símbolo religioso e a singularidade das manifestações artísticas das regiões do planalto peruano conquistam, cada vez mais, o interesse dos turistas. “O número de turistas nacionais à cidade de Puno durante a festividade em 2014 aumentou em 10% comparado com o ano anterior. E referente aos turistas internacionais, o crescimento foi de 3% para o mesmo período”.

Um elemento-chave para este aumento, segundo a ministra, foi a criação do programa “¿Y tú qué planes?” da PROMPERÚ que deu ênfase à festividade, teve início em novembro de 2013 e alcançou resultados interessantes para 2014, o mesmo é esperado para o próximo ano.

Segundo Silva Velarde-Álvarez, “¿Y tú qué planes?” é uma plataforma virtual da PROMPERÚ que promove o turismo interno para diferentes destinos. “O portal já trabalhava com uma variedade de opções de viagens para o próximo ano. E com esse acontecimento histórico, já se tem ofertas especiais para Puno durante a festa da Virgem de Candelária”.

A Festa da Virgem de Candelária é uma manifestação que une elementos de tradição católica e simbólicos da cultura andina. Sua prática relembra os tempos do vice-reinado do Peru e é uma expressão de grande fervor religioso do povo de Puno que ressaltam a continuidade e pertencimento a essa cultura.