Quando: terça-feira, 22 de junho

Onde:
1. Lançamento do inventário Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa, às 9h, no Espaço Rosa de Sarom (Rua Francisco Leitão, 416, Pinheiros, São Paulo-SP)
2. Reunião do Conselho Superior de Meio Ambiente da Fiesp, de 10h30 às 12h30, no Edifício Sede da Fiesp (Avenida Paulista, 1313, São Paulo-SP)

Um grupo formado por 35 empresas brasileiras passará a reportar voluntariamente suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). O primeiro Registro Público de Emissões de GEE do País será lançado nesta terça-feira (22), em São Paulo, com a participação da ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente.

O Registro será uma plataforma on-line para a publicação de inventários de GEE de instituições brasileiras, e vai auxiliar os agentes privados e públicos na definição de estratégias para mitigação das emissões. Servirá também para integrar os esforços do Programa Brasileiro GHG Protocol com as ações da Política Nacional de Clima e do cumprimento da meta anunciada em Copenhagen, durante a COP-15.

A iniciativa é do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas em parceria com o World Resources Institute (Instituto Mundial de Recursos, em tradução livre), organização norte-americana pioneira na formulação de ferramentas de gestão para economia de baixo carbono.

A divulgação das emissões setoriais também evidenciará as empresas entre os consumidores, que poderão checar a responsabilidade socioambiental corporativa das entidades listadas no documento. Os primeiros números do Registro Público de Emissões a serem reportados referem-se a bancos, operadoras de telefonia, geradoras e distribuidoras de energia, mineradoras, indústrias de cimento, cosméticos, alimentos e petroquímicas.

No fim da manhã, Izabella Teixeira vai abordar as ações do Ministério do Meio Ambiente e do Conama durante a Reunião do Conselho Superior de Meio Ambiente da Fiesp.

Ministério do Meio Ambiente -MMA