A Naturale tem a sustentabilidade como uma importante premissa para a empresa. Com o objetivo de preservar o meio ambiente, reduzindo a emissão de CO2 e tendo uma maior economia de combustíveis, iniciou um trabalho com a rede Walmart, alterando varias etapas de seu processo produtivo.
Entre as ações adotadas para se ter ganhos ambientais, está a escolha de produtores de aveia localizados num raio de 30km da indústria Naturale, reduzindo, desta forma, as distâncias a serem transportadas e, por conseqüência, o consumo de combustíveis fósseis.
Todos os produtores fornecedores de aveia para a Naturale devem fazer plantio direto, com práticas conservacionistas dos solos e usar as cascas, subprodutos da industrialização dos grãos, na ração animal. “Antes elas eram depositadas no ambiente e geravam a emissão de grandes quantidades de metano”, explica o diretor comercial da Naturale, Cristiano Cunha Dolzan.
E as práticas inteligentes de sustentabilidade não param por aí. Para abastecer as caldeiras da Naturale, são utilizados descartes de madeiras obtidas das indústrias moveleiras vizinhas a empresa, evitando a derrubada de milhares de árvores de Pinus e Eucalipto.
Também houve a diminuição na quantidade de embalagens utilizadas através da redução da gramatura das mesmas e, o mesmo volume de papel que antes era necessário para fazer 100 mil caixas, agora produz 110 mil.
Outro fator determinante foi a otimização do transporte para um melhor aproveitamento dos caminhões da empresa, reduzindo o consumo de combustível para a entrega às redes varejistas. “Fizemos muitos testes de altura. Antes os lotes eram transportados com 80 caixas e, agora, são com 100”, conta Dolzan.
Todos os processos iniciados com a rede Walmart, foram estendidos pela Naturale para os produtos de outras marcas próprias produzidas para clientes, bem como para os produtos Naturale. “Estamos aproveitando todas as ideias iniciadas com o trabalho para o Walmart para beneficiar o grande personagem principal dessa história: o meio ambiente”, finaliza o executivo.
Mais informações:
Com apenas 12 anos de existência e localizada em Lagoa Vermelha, no interior do Rio Grande do Sul, a Naturale vem conquistando de forma sólida o seu espaço no setor de alimentos funcionais no Brasil. Tendo como matéria prima a aveia, a empresa gaúcha tem desenvolvido produtos com a sua marca e também para “marcas próprias” de gigantes do setor supermercadista, como Carrefour, Pão de Açúcar, Walmart, Makro, Dia% e Unidasul.
Jornalista Responsável:
Luciane Rocha Martins – Reg. 10.592