Colaboração dos funcionários é fundamental para o sucesso

[01/11/2012]

O Núcleo de Educação a Distância da Unesp (NEaD) lançou no mês de setembro a campanha ‘Vai imprimir? Reflita a necessidade deste arquivo impresso. Se indispensável, poderia ser em papel rascunho?’.

A instituição não é a primeira que acredita na necessidade da conscientização dos funcionários para o uso racional de papel ou outros recursos. Diversos grandes bancos e empresas usaram o mesmo recurso e obtiveram retorno significativo.

Exemplo disto foi o Banco Santander que lançou uma campanha interna denominada ‘Consumo Consciente’ que tinha similares objetivos. A resposta de seus funcionários aos estímulos foi tão positiva que resultou em um estudo acadêmico publicado no VII SEMEAD realizado por Maria Cristina Reszecki, mestre em administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. A pesquisa abrange os três meses anteriores à campanha (agosto, setembro e outubro) e três meses depois/durante a campanha (novembro, dezembro e janeiro). Na conclusão, Maria Cristina declara que a campanha obteve sucesso ao ‘salvar’ o total de 9.116.804 folhas de papel.

Uso do papel no NEaD – Segundo levantamento realizado pela Equipe de Administração do NEaD, entre junho e agosto gastava-se, em média, 3.500 folhas de papel sulfite. Após o lançamento da campanha, em setembro, o número reduziu
para 2.500 folhas.

Como forma de retorno ao esforço da equipe, as estatísticas continuarão sendo levantadas e publicadas regularmente no NEaD NEWS, jornal corporativo do Núcleo, para que todos possam acompanhar os resultados e eficácia da campanha.

Jéssica Miwa e Soraia Marino, NeaD/Unesp