Espécies estão em fase de crescimento, troca de carapaça e reprodução

A Área de Proteção Marinha do Litoral Norte, por meio de sua Câmara Temática de Educação Ambiental e Comunicação, informa que a região sudeste, incluindo o Litoral Norte de São Paulo, está em período de defeso dos caranguejos uçá (Ucides cordatus) e guaiamum (Cardisoma guanhumi). A captura, manutenção e comercialização das espécies durante o defeso, estão proibidas até 30 de novembro para o caranguejo-uçá macho e se estende até o dia 31 de dezembro para as fêmeas. Já para o guaiamum, o período de proteção é um pouco maior: até o dia 31 de março do ano que vem.

Fora do defeso, há um tamanho mínimo para captura dos caranguejos. Para o caranguejo-uçá, o tamanho mínimo de 6cm. Para o guaiamum, a restrição é maior, sendo que o tamanho mínimo para captura é de 8cm. Durante o defeso, os catadores de caranguejo têm direito a um seguro da Previdência Social.

A APAMLN orienta que a preservação das espécies é responsabilidade  não apenas dos catadores, mas que os consumidores também têm um papel importante no respeito ao defeso. Uma forma de praticar o consumo responsável é recusar o consumo durante o defeso e denunciar a venda irregular da espécie ao Ibama. Além disso, é preciso observar o tamanho mínimo da espécie comercializada.