Conhecer o Sítio Malhada da Caiçara, onde Maria Bonita nasceu, além dos principais pontos de parada do mais temido cangaceiro nordestino, Lampião, são um dos principais atrativos do Roteiro do Cangaço que será construído entre a Bahia, Alagoas e Sergipe. O Roteiro Integrado entre os três estados promete diminuir as desigualdades na árida região, através do fluxo de visitantes.
A construção do roteiro foi feita durante a Oficina de Roteirização Turística da Região Lagos e Cânions do São Francisco, entre os dias 9 e 12 de novembro em Paulo Afonso, Bahia. O seminário coordenado pela Bahiatursa e Secretaria do Turismo, junto com a prefeitura do município, faz parte do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, que visa a diversificação da oferta turística.
A neta de Lampião e Maria Bonita, Vera Ferreira, que fez uma palestra no dia 10 de novembro, destaca a importância dessa oficina para a criação do roteiro. “Queremos criar o roteiro do Cangaço, pois é muito interessante, tem história e cultura muito ricas e isso atrai a atenção de muitos turistas. No roteiro, teremos visitas ao lugar em que minha avó nasceu, locais em que eles ficavam, além de visita à Fazenda Mundo Novo, um lugar lindíssimo onde meu avô ficou por um tempo”, destaca Vera, que tem uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, a Sociedade do Cangaço.
O seminário em questão abordou conceitos e informações sobre a roteirização turística, organizando e integrando a oferta turística brasileira a partir dos princípios da participação, flexibilidade e sustentabilidade. No evento também foram mostrados vídeos institucionais sobre o destino Bahia e seus roteiros.
Revista Ecoturismo