A Caravana Brasil Nacional, projeto do Ministério do Turismo e da Braztoa, terá um espaço no estande do Mtur, no 5º Salão do Turismo (26 a 30 de maio), em São Paulo. Ali, dará informações para profissionais do trade sobre o projeto e abrirá as inscrições para as cinco viagens que acontecem no segundo semestre (veja quadro abaixo).
As inscrições para as primeiras viagens em 2010 tiveram um número expressivo de interessados, atingindo um volume maior do que nas edições anteriores. Na escolha dos participantes, leva-se primeiramente em conta a escolha da empresa e seu potencial de comercialização do destino visitado. Contam pontos o tempo de atividade da empresa no mercado, se está sediada nos principais centros emissivos (são escolhidas empresas sediadas em diferentes regiões brasileiras) e se já foi participante de projetos realizados pelo Ministério do Turismo e Braztoa. Experiência no mercado e condições para passar a operar aquele destino (no caso dos operadores) ou comercializar (no caso dos agentes) são fundamentais para pleitear a participação. É necessário estar em dia com o Cadastur – cadastro oficial do Ministério do Turismo. O cadastro é gratuito, e para mais informações pode-se acessar www.cadastur.turismo.gov.br.
Nas viagens precursoras, é realizada uma capacitação junto aos fornecedores do destino a ser visitado, com o intuito de melhor prepará-los para atender operadores e agentes de viagens, bem como adequar seus produtos às necessidades do mercado. Nas viagens exclusivas com operadores são realizados “encontros de negócios”, reunindo dois tipos de empresários, o operador de turismo – comprador que demanda um produto ou serviço – e o fornecedor – que dispõe de determinado produto ou serviço, possibilitando a convergência de interesses e o estabelecimento de negócios, conforme conveniência. Nas demais viagens, são promovidos “encontros de conhecimento”, onde pretende-se estimular a produção de uma apresentação do destino e dos produtos e serviços turísticos, pelos fornecedores e instituições locais, para operadores de turismo e agentes de viagem, de forma diferenciada, dando assim oportunidade a todos os empreendimentos locais de apresentarem seus produtos Nesta edição, ocorrem também avaliações entre os participantes e profissionais do destino envolvido a cada final de viagem.
Na última edição, realizada em 2008/09, estiveram contemplados 21 destinos (20 estados e o DF) e, após pesquisa, constatou-se que 36,5% na oferta de novos destinos e produtos visitados já estavam inseridos nos portfólios das operadoras participantes. Nesta edição, são 16 viagens, entre agentes, operadores e também jornalistas.
As inscrições para operadores e agentes devem ser feitas pelo site www.braztoa.com.br, onde são encontradas informações mais detalhadas de cada viagem.
Assessoria de Imprensa