1. Nossa São Paulo
O movimento Nossa São Paulo (www.nossasaopaulo.org.br) promove um abaixo assinado pela aprovação do projeto de lei 530/2008, que institui a Política Municipal de Mudanças do Clima no Município de São Paulo, conjunto de políticas para minimizar impactos do aquecimento global.

2. Duplamente Sustentável
foto-nota-2O Programa Bióleo, desenvolvido pelo Instituto PNBE tem como proposta viabilizar a adoção do óleo de fritura usado (saturado) como insumo para toda a produção necessária de biodiesel na escala B3. É um programa baseado na logística reversa, de forma a assegurar que o óleo de fritura usado, coletado pelos diversos projetos sociais sejam transportados e armazenados em volumes compatíveis com as necessidades do Programa Brasileiro de Biodiesel. Ainda, o programa é duplamente sustentável, pois viabiliza a substituição (ainda que parcial) do diesel mineral pelo biodiesel, reduzindo os níveis de poluição decorrentes da queima daquele combustível e atenua
o impacto ambiental do óleo residual que ainda é despejado indiscriminadamente, pois, segundo estudos da Sabesp, um litro de óleo de fritura usado contamina 20 mil litros de água.

3. Carlos Minc
A FBOMS (Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento) divulgou em março a nota “Contra-reforma no MMA: um balanço crítico da atual gestão”, com uma avaliação dos 10 meses de gestão do Ministro Carlos Minc à frente do Ministério do Meio Ambiente. Na nota, a FBOMS criticou a falta de estruturação do Sistema Nacional do Meio Ambiente e a ausência de metas e ações concretas que aprofundem a implementação do mesmo, assim como o desmantelamento das comissões gestoras bipartites e tripartites.

4. CPI do Pré-Sal
No “New York Times”, “Inquérito sobre companhia de petróleo pode estragar planos do Brasil”. Em suma, a CPI da Petrobras “ameaça complicar os esforços para tirar mais recursos dos campos de petróleo no fundo do mar que podem transformar o país numa potência global de energia”. Ela “pode se arrastar” e, segundo a consultoria Gas Energy, “a questão é se o governo vai ter tempo de completar a reforma na lei”. No Business News Americas, “Analistas dizem que CPI da Petrobras é puramente político”. Ouvindo consultorias, diz que deve “dar em nada”, daí porque “o mercado ignora”. (Folha de S.Paulo)

5. FLIP
A Festa Literária Internacional de Paraty acontece entre os dias 1 e 5 de julho. Na edição deste ano, participam 34 autores de nove países diferentes, entre eles dois que representam seu país pela primeira vez no evento: a China. Entre os nomes de destaque da Flip-2009 estão o brasileiro Chico Buarque e a irlandesa Edna O’Brien, além do cientista britânico Richard Dawkins, o jornalista e escritor americano Gay Talese e a crítica de arte francesa Catherine Millet, entre outros.
Confira a programação completa no endereço: www.flip.org.br.

6. Aquecimento Global

foto-nota-6Desastres provocados pela mudança climática matam 300 mil pessoas por ano, especialmente nos países pobres, e causam perdas de 125 bilhões, principalmente na agricultura. É o que afirma o Fórum Humanitário Global, de Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU.O relatório diz que a elevação do nível dos mares, a desertificação e a mudança dos padrões das chuvas estão diminuindo o acesso à água potável e à comida. Consequências: diarreia, malária e desnutrição. Em dezembro, a ONU realizará uma conferência sobre mudança climática na Dinamarca. Os países tentarão fechar um acordo global sobre clima.

7. R$ 717 bilhões
Ao invés de derrubar a floresta, o Brasil deve explorar de forma inteligente sua biodiversidade, que vai movimentar em menos de duas décadas R$ 717 bilhões. Essa, em síntese, foi a exposição feita pelo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Barreto de Castro, na audiência pública realizada na Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, no Senado, como uma das medidas para redução das emissões de gases de efeito estufa.

Revista Ecoturismo