Deputado Jorge AmanajásO presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jorge Amanajás (PSDB) recebeu, no último dia 20, uma comissão de vereadores do município de Laranjal do Jari – distante cerca de 200 km de Macapá. Na pauta do encontro, o asfaltamento do eixo sul da BR-156, que liga Macapá aos municípios do sul do Estado (Laranjal e Vitória do Jari).
Também estiveram presentes na reunião o senador Gilvam Borges (PMDB), os deputados federais Antônio Feijão (PSDB), Dalva Figueiredo (PT) Janete Capiberibe (PSB), além da deputada estadual Meire Serrão (PMBD). Os vereadores Edevaldo Pena (PSDB), Zeca Madeireiro (PT) e Professora Beta (PR), participaram representando a Câmara Municipal de Laranjal do Jari.

Um dos relatos mais fortes durante o encontro foi o da deputada Meire Serrão, que tem como base a região do Jari. “Só quem mora na região sabe das dificuldades, como a atual situação da estrada. Já escutamos muita promessa, agora queremos ações concretas”, desabafou.

As lideranças prometeram unir esforços para que a pavimentação do trecho sul da rodovia saia o quanto antes, a exemplo do que acontece com a parte norte da estrada. Para o deputado Jorge Amanajás, essa mobilização precisa ser constante.
“É uma grande movimentação, por parte dos vereadores de Laranjal, para conseguir esse intento. Agora, o momento é de criar uma força-tarefa constante para dar continuidade a essa movimentação. Ainda esta semana, pretendo convocar os secretários Rodolfo Torres [Transporte] e Odival Monterrozo [Desenvolvimento da Infra-estrutura], para que exponham a situação atual da estrada, no que diz respeito a projeto, licença ambiental e outros pontos”, argumentou o deputado Jorge Amanajás.
Amanajás adiantou ainda que a partir daí, os esforços serão no sentido de fazer articulações junto aos governos estaduais e federais, mobilizando também a opinião pública do Estado, para a importância do asfaltamento desse trecho da BR.

Jorge AmanajásPara o senador Gilvam Borges, há a necessidade da apresentação urgente de um projeto, por parte do Governo do Estado. “Estamos preparados para agir, em Brasília, para que essa pavimentação comece o quanto antes. Nosso papel é garantir os recursos para atender essa reivindicação, mais do que justa, do povo do Jari”, endossou o senador Gilvam Borges.

O vereador Edevaldo Pena lembrou que a situação da estrada hoje é caótica. A viagem que normalmente é 7/8 horas, hoje chega a demorar 10 horas. De caminhão chega a 15 horas. “Esperamos que esse encontro seja um marco e que o asfaltamento saia de fato”, finaliza o vereador Edevaldo Pena, que presidiu a comissão de vereadores.

Gabriel Penha é Assessor de Comunicação da Assembléia Legislativa.