O vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Dalto Martins (PMDB) recebeu, na manhã do último dia 18, uma carta de reivindicações de representantes do Ciclo do Marabaixo, uma das maiores manifestações culturais do Amapá. A comissão, que fazia manifestação em frente à sede do Legislativo estadual, era composta por lideranças, a exemplo da senhora Marilda Costa, do Marabaixo da Favela, Maíra Ramos (Pavão), Daniela Ramos, do Laguinho, presidente da União dos Negros do Amapá (UNA), Rildo Costa, dentre outros.

No documento de três páginas, pedidos de apoio para valorização e melhoria da festividade, além de maiores investimentos para a manifestação afro-descendentes no Amapá. Dona Marilda Costa criticou o pouco investimento dos setores públicos e privados para a realização da festa. “Este ano, o investimento para todo o ciclo foi de 12 mil reais. Isso é um valor muito baixo, dada a importância da festa”, esbravejou.
O deputado Dalto Martins assinalou que os anseios são legítimos e que a Assembléia vai fazer o possível para colaborar com a manifestação, sendo que esta faz parte da identidade cultural do povo amapaense. “Vamos procurar, junto com o presidente Jorge [Amanajás] mecanismos para colaborar com o Marabaixo”, comprometeu-se Martins, que também lamentou a recente polêmica envolvendo festeiros e um padre, da Paróquia São Benedito.

Gabriel Penha é Assessor de Comunicação da Assembléia Legislativa.