01. Nota verde
Criticado pela indústria automobilística, o Ministério do Meio Ambiente mudou os critérios e refez o ranking com os carros que mais poluem e os que são ambientalmente mais amigáveis. Na categoria de melhor eficiência ambiental, 22 carros receberam a nota máxima: cinco estrelas. A chamada Nota Verde leva em conta a emissão de gases poluentes (CO, NMHC e NOx) e de CO2, o principal causador do aquecimento global. Três, das cinco estrelas, são concedidas de acordo com a produção de poluentes e as outras duas, conforme o nível de emissão de CO2. Os carros movidos a álcool ou flex já ganham logo de cara uma estrela por serem considerados neutros, no quesito emissão de CO2. Isso porque, segundo o IPCC (braço científico da ONU), a cana antes de ser cortada absorve CO2, anulando assim o que é emitido pelo automóvel movido a álcool. Todos os modelos com cinco estrelas são flex.

02. Eficiência Energética
O Ministério das Minas e Energia (MME) entregou o selo de eficiência energética Compet a 64 marcas de aparelhos domésticos a gás com cujo rendimento energético é exemplar. O selo foi entregue a 226 modelos de fogões com forno, 104 modelos de fogões de mesa (cooktops) e 24 modelos de fornos, de 44 marcas. Entre os aquecedores de água, 210 modelos de 21 marcas foram contemplados. Desde o início da etiquetagem para equipamentos a gás, os fogões comercializados no país tiveram um aumento de 20% em sua eficiência energética.O selo Conpet é uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia e foi desenvolvido pela Petrobras, por meio do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet).

03. Fundo Nacional
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc disse que o recurso do Fundo Nacional de Mudança do Clima, sancionado pelo presidente Lula, será aplicado também na recuperação de bacias hidrográficas do Rio de Janeiro. O recurso do fundo será investido em pesquisas e ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. “O Fundo terá recursos no valor de R$ 1 bilhão e vai priorizar ações preventivas e de recuperação resultantes do aquecimento global, em princípio no Nordeste e no litoral. Portanto, o Estado do Rio também será beneficiado”, ressaltou Minc.

04. Bolsa Prince Bernhard 2010
Estão abertas as inscrições para a Bolsa Prince Bernhard 2010. A iniciativa é uma oportunidade oferecida pela Rede WWF com o objetivo de prover suporte financeiro para treinamento ou estudos formais em conservação ambiental. Podem se candidatar estudantes e profissionais em conservação da África, Ásia, Europa Central e Leste Europeu, Oriente Médio, América Latina e Caribe. Mulheres e profissionais que atuem em organizações não-governamentais (ONGs) são especialmente encorajados a concorrer. A idéia é que o aluno possa contribuir de maneira mais eficiente com as necessidades de conservação no seu país de origem. O recurso é válido apenas para cursos especializados em conservação e disciplinas ou áreas correlatas com duração máxima de até um ano. O valor da bolsa é de até 10.000 francos suíços. As inscrições para o próximo período de seleção da bolsa terminam em 11 de janeiro de 2010.

05. Irregularidades ambientais
O Ibama (Instituto Brasileiros do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é o órgão do governo federal responsável pela execução, controle e fiscalização ambiental. Também responde pela integridade das áreas de preservação permanentes e de reservas legais, além de promover o acesso e o uso sustentado dos recursos naturais e muitas outras ações voltadas à conservação do ambiente.

As irregularidades podem ser denunciadas diretamente ao Ibama, por meio da Linha Verde. A ligação é gratuita: 0800 61 8080. Também é possível enviar denúncias por e-mail para linhaverde.sede@ibama.gov.br