Nos Jogos Rio 2016, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estabeleceu a meta de ficar entre os cinco melhores no quadro de medalhas. Para isso, conta com astros de nível internacional em vários esportes. Confira algumas modalidades que garantem brilhar:

1para

Daniel Dias, da natação, é uma das maiores esperanças de medalhas do Brasil (Foto: Rio 2016/Miriam Jeske)

A natação é um dos esportes nos quais o Brasil mais se destaca nos Jogos Paralímpicos. O principal astro é Daniel Dias, que ganhou seis ouros nos Jogos Londres 2012: 200m livre classe S5, 50m livre S5, 100m peito SB4, 50m costas S5, 50m borboleta S5 e 100m livre S5.

2para

André Brasil tem boa chance de medalhas na natação (Foto: Rio 2016/Miriam Jeske)

Outro grande nome da natação brasileira é André Brasil que há quatro anos ganhou ouro nos 50m livre, 100m livre e 100m borboleta, além de prata nos 100m costas e 200m medley, todos na classe S10.

Atletismo

3para

Daniel Dias, da natação, é uma das maiores esperanças de medalhas do Brasil (Foto: Rio 2016/Miriam Jeske)

Também não faltam astros com chances de medalhas no atletismo Paralímpico. Entre os nomes de destaque estão Teresinha Guilhermina, que ganhou dois ouros em Londres 2012.

Futebol de 5

5para

Jefinho é um dos grandes astros do futebol de 5 mundial (Foto: CBDV-Inovafoto/Bruno Miani)

Na versão do futebol para deficientes visuais, o Brasil é tricampeão Paralímpico, e dois jogadores, Jefinho e Ricardinho, já foram eleitos melhores do mundo. No Mundial de 2014, no Japão, o Brasil foi campeão derrotando a Argentina por 1 a 0. Nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015, nova vitória brasileira sobre os argentinos, por 2 a 1, na final.  Os eternos rivais sul-americanos estão classificados para o Rio 2016.

Goalball

6para

Técnica de Leomon Moreno é reconhecida internacionalmente (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

Brasil foi medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 – perdeu o ouro para a Finlândia, que venceu a decisão por 8 a 1. No Campeonato Mundial da Finlândia, no ano passado, o Brasil deu o troco e foi campeão ao vencer os anfitriões por 9 a 1. Em Toronto 2015, o time foi medalha de ouro ao derrotar os Estados Unidos por 10 a 4. Brasil, Finlândia e EUAsão alguns dos países que lutam por medalhas no Rio 2016. No time brasileiro, o destaque é Leomon Moreno

Bocha

maciel

Maciel Santos Maciel Santos foi medalha de ouro na categoria individual BC2 dos Jogos Londres 2012 e é um dos destaques da equipe brasileira que promete brilhar em casa. O Brasil ainda conta com Dirceu Pinto, que ganhou dois ouros em Londres 2012, e Eliseu dos Santos, dono de ouro e um bronze há quatro anos.

Esgrima em cadeira de rodas

7para

Jovane Guissone e o ouro conquistado em Londres 2012 (Foto: Getty Images/Jamie McDonald)

O brasileiro Jovane Guissone é atual campeão Paralímpico e número 3 no ranking mundial na espada, além de número 12 no florete, ambos na categoria B.

Judô

9para

Antônio Tenório é esperança de medalha do Brasil no judô (Foto: Getty Images/LatinContent-STR)

No esporte, que tem Antônio Tenório como um de seus ídolos, a nova geração será representada por Wilians Araújo, que terminou 2015 como líder do ranking mundial na categoria + 100kg.

Voleibol sentado

10para

Equipe de voleibol sentado do Brasil vai lutar por medalha em casa (Foto: Getty Images/Dennis Grombkowski)

Brasil é vice-campeão Mundial e campeão Parapan-Americano. Vai lutar contra as superpotências da modalidade, Irã e Bósnia-Herzegovina.

Compre os ingressos: https://ingressos.rio2016.com/tickets.html?affiliate=PGF&language=pt