O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) conquistou aprovação na reunião da Comissão de Turismo e Desporto (CTD) do dia 10 de março, do requerimento para a realização de audiência pública, com a finalidade de debater sobre os investimentos e as obras que ainda não foram efetivadas para os preparativos da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

O deputado sugere que Audiência Pública seja realizada ainda no mês de março, com o Ministro do Turismo, Luiz Barreto; Ministro do Esporte, Orlando Silva; Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva; Ministro das Cidades, Márcio Fortes; o presidente do BNDES, Luciano Coutinho e os dirigentes dos Clubes de Futebol das Cidades-Sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Na reunião da CTD, foi sugerida a inclusão do Ministério da Defesa e representante da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para comparecerem a esse debate.

Hamm comenta que a reunião também é para colher esclarecimentos sobre o atraso nas obras dos 12 estádios e nos projetos de infraestrutura das cidades do megaevento e para verificar as medidas que estão sendo adotadas.

De acordo com o parlamentar, recentemente, a FIFA cobrou do Comitê Organizador do Mundial 2014, medidas mais duras para combater o atraso nas obras dos 12 estádios e nos projetos de infraestrutura das cidades-sedes. “Em vista disso, se faz necessária a realização dessa audiência com maior brevidade, já que o Brasil tinha como prazo limite o dia primeiro de março para início das obras de seus estádios. No entanto, a maioria delas está atrasada”, complementa o deputado ao observar que a realização desse mundial no Brasil é uma oportunidade ímpar para a renovação da infraestrutura urbana e turística de várias cidades brasileiras, além do efetivo legado que ficará para a população.

Assessoria de Imprensa