O Ministério de Minas e Energia informa que a interrupção temporária de energia elétrica que afetou parte da cidade de São Paulo no último dia 8 de fevereiro de 2011 foi decorrente do desligamento de toda a transformação 345/88 kV, com 1.200 MVA, da Subestação Bandeirantes, de propriedade da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista – CTEEP.

A ocorrência foi causada pela atuação da proteção de temperatura do transformador 3 e o desligamento, dos demais transformadores 1 e 2 daquela subestação, decorreu de sobrecarga.

O reestabelecimento da energia iniciou-se 12 minutos após, com o retorno dos transformadores 1 e 2. O transformador 3 permaneceu indisponível.

A segunda interrupção temporária de energia ocorreu 1 hora e 26 minutos após a primeira ocorrência, envolvendo novamente o desligamento de toda a transformação 345/88 kV da mesma subestação.

Essa segunda ocorrência foi causada pelo desligamento do transformador 2, por atuação da proteção de sobrecorrente secundária, e posteriormente, ocorreu o desligamento do transformador 1, por sobrecarga.

O processo de reestabelecimento da energia foi reiniciado quatro minutos após a ocorrência.

Os três transformadores 345/88 kV já se encontram normalizados e em operação.

Em 27/06/2008, foi realizado leilão da concessão da subestação Piratininga II, com capacidade de 1.200 MVA de transformação, com prazo de implantação de 18 meses. Em decorrência de problemas no licenciamento ambiental, a subestação sofreu um atraso, estando prevista a sua entrada em operação para fevereiro de 2012 (Meio Ambiente Municipal).

Essa nova subestação foi concebida para aumentar a capacidade e a confiabilidade no suprimento de energia elétrica na região suprida pela Subestação Bandeirantes, e assim evitar interrupção de energia elétrica quando de desligamentos de unidades transformadoras nas referidas subestações.


fonte: Ministério de Minas e Energia