Uma iniciativa para tornar o turismo mundial mais eficiente nos aspectos ambiental, social e econômico foi apresentada nesta quarta-feira, 13 de maio, sede das Nações Unidas, em Nova York. A Parceria Global para o Turismo Sustentável é uma proposta do governo da França e será coordenada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

O projeto busca transformar o setor do turismo mundial ao adotar políticas bem sucedidas de sustentabilidade e investimentos. Entre as medidas iniciais está a criação de uma força-tarefa que irá produzir um guia para o turismo sustentável, no qual estarão descritas 4,5 mil práticas bem sucedidas nesta área, que será entregue à indústria turística.

O diretor executivo do Pnuma, Achim Steiner, destacou que o impacto de uma gestão ineficiente do turismo pode ter resultados profundos, como a destruição das atrações naturais e culturais de um país.

Segundo Steiner, também existe o potencial para um impacto positivo. O turismo bem administrado pode ajudar os países a reduzirem as emissões de carbono e promover o desenvolvimento de uma economia verde.

Ele acrescentou que ao aplicar tais medidas, o turismo pode se tornar não apenas compatível com o meio ambiente mas trazer enormes benefícios sociais e econômicos.

Empregos
O setor do turismo é um dos principais responsáveis pela criação de empregos e representa 5% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. A Parceria Global para o Turismo Sustentável conta também com o apoio de outros 35 países, agências da ONU, indivíduos e organizações.

EcoDesenvolvimento