“Agentes de mudança rumo à eficiência e sustentabilidade” é o tema da 6ª edição da Expo Água que, em 2011, promove um encontro internacional. Na lista de convidados estão os países da CPLP – Brasil, Angola, Cabo Verde, a Guiné-Equatorial, Moçambique – e também Marrocos e a Sérvia. Catarina Albuquerque, relatora especial das Nações Unidas para o Direito Humano à Água e Carlos Fernández-Jáuegui, presidente da rede Water Assessment&Advisory são os keynote speakers que marcam o primeiro dia da conferência, a 19 de Outubro.O primeiro painel conta com as intervenções de Lourdes Lima, presidente do Instituto Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos de Cabo Verde e Nelson Betee, presidente do conselho de administração do Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água de Moçambique. Luis de Almeida Sampaio, Embaixador de Portugal em Belgrado e William Infante, representante residente do programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento na Sérvia, focarão as apresentações sobre as oportunidades na Servia e nos Balcãs.

Ainda no dia 19, e paralelamente à conferência internacional, irá decorrer uma conferência dedicada à eficiência do uso da águas nos sectores agrícola e agro-alimentar, cujos temas passam pela optimização dos recursos, maximização da eficiência e por debater as novas tecnologias e processos para o tratamento de água.

Já o primeiro dia de conferência – 18 de Outubro – é dedicado as novas orientações estratégicas para o sector da água em Portugal. As experiências, modelos e financiamento do sector e a reflexão para a mudança rumo à eficiência e sustentabilidade marcam os dois painéis da manhã.

À tarde, destaque para a gestão patrimonial de infra-estruturas e para um debate sobre o cluster para a água. Oportunidade também, durante os dois primeiros dias, de assistir a sessões empresariais, um espaço onde as empresas poderão apresentar as suas soluções aos convidados e participantes.

A sessão internacional do dia 20 é dedicada à Gestão Integrada de Recursos Hídricos, que pretende constituir-se como o centro de debate por excelência dos Planos de Gestão das Regiões Hidrográficas (PGRH).

A conferência dos Serviços da Água, que se realiza no terceiro dia do evento, é dedicada aos paradigmas de gestão e valorização dos recursos.

Autor / Fonte

Diana Catarino

Ambiente Online