vacaSetembro é especial no Rio Grande do Sul. O 20 de setembro deixou de comemorar apenas o heroísmo dos Farroupilhas, mas passou a ser a festa máxima da tradição gaúcha. Em função das comemorações, o Parque Gaúcho, em Gramado, criou o Setembro Gaúcho. O principal empreendimento da cultura gaúcha do Conesul aproveita o orgulho farroupilha para promover atividades educativas que resgatam as tradições e os símbolos culturais dos gaúchos. Para a equipe, o mês não é especial somente pela Revolução Farroupilha. É tempo de cultuar as tradições e difundir o conhecimento.

Com atividades dentro e fora do parque, a equipe vai promover exposições, palestras, oficinas e outras ações culturais e educativas. O parque prepara a exposição “Transportes Gaúchos”. Uma carreta de época e um acervo de gravuras ficarão em exposição no Largo da Borges, no centro de Gramado, de 15 a 21 de setembro. “Com fotos e gravuras antigas, iremos apresentar os diferentes tipos de transportes terrestres e fluviais usados pelos gaúchos no passado”, afirma Rodrigo Schlee, responsável técnico do Parque Gaúcho.

 

PALESTRAS

O pesquisador e sua esposa, Fernanda Valente de Souza, também farão palestras em escolas municipais dentro da programação da Semana Farroupilha de Gramado. Os responsáveis técnicos do parque irão abordar a História do Chimarrão e do Charque nas escolas Nossa Senhora de Fátima e Dr. Carlos Nelz. As palestras ocorrem na terça (16) e quarta-feira (17), a partir das 9h.

 

NO PARQUE

Também serão realizadas atividades lúdicas para crianças nas dependências do Parque Gaúcho. No sábado (13), a partir das 13h30, os alunos da Escola Canguru, de Gramado, irão almoçar no Restaurante Cultural e participarão de atividade sobre o “Cavalo Crioulo, símbolo da cultura gaúcha”, que ocorre na Arena de Doma. Depois, a partir das 15h, a equipe promove atividade sobre a origem da equitação gaúcha. O evento volta a ocorrer no sábado (20). Outras atividades previstas para o dia 20 de setembro serão o Desfile de Bandeiras e as apresentações de Tiro de Boleadeira e a Corrida de Argolas.

 

TRAVESSIA

Para fechar com chave de ouro a programação, o parque promove no último domingo do mês (28) mais uma edição da Travessia Cultural – Travessia da Pelota, que ocorre na Charqueada Boa Vista, a partir das 15h. A equipe fará a reconstituição da travessia, utilizando vestimentas, utensílios de época e uma autêntica pelota de couro, que foi produzida especialmente para o evento. Com a proposta de resgatar e preservar a memória, usos e costumes de nossos antepassados, a travessia foi realizada pela primeira vez em 2012 nas comemorações de 200 anos de Pelotas e agora integra a programação do Setembro Gaúcho e a Semana de Turismo de Pelotas.