Este final de semana foi marcado por um dos grandes episódios envolvendo questões  de sustentabilidade e resiliencia, cujo foco central estava nas cheias que inundaram o Estado do Acre e um dos atingidos, o pai da ex presidenciável do Partido Verde Marina Silva, detentora de 20 milhoes de votos no ultimo pleito presidencial.

A ex ministra do meio ambiente no meio do fogo cruzado com tantas noticias sobre as águas que expulsavam os ribeirinhos e povos dos diversos locais do estado acreano , acabou por afirmar que iria tentar tirar seu velhoso e teimoso pai,de 84 anos da casa de palafita que insistia em ficar mesmo com o risco da própria vida e dos seus familiares.

Foi comovente a palavra da ambientalista acreana que como qualquer ser humano sofredor mostrou seu drama pessoal para milhões de pessoas que acompanhavam seus escritos pela Folha de São Paulo e outras poderosas mídias por onde se expressava a reconhecida ambientalista.

A “expulsão “ de Marina dos quadros verdes  foi um pecado venial que o PV a curto e médio prazo acabara pagando por que o eleitorado não perdoara o que aconteceu com esta liderança verde respeitada e conhecida em todo o mundo.

Essas e outras razoes levaram um grupo de advogados e sindicalistas , depois de uma prensa forte de um grupo de jovens na Campus Party em 20l2 a iniciar ações em São Paulo e na Amazonia para instituir comissões provisórias regionais e nacional  para fundar o Partido do Ecoturismo nos próximos meses.

Entre as lideranças que encabeçam o movimento político ambientalista para criar o PE ou Partido do Ecoturismo estão alguns advogados conhecidos em São Paulo como o santista José Luiz Silva, sindicalistas como Decio Clemente, Paulo Romanato e Luiz Pereira, descontentes com os atuais rumos das siglas partidárias vigentes e prometendo que baseados nos conceitos de sustentabilidade de cidades e construções , educação ambiental e esportes sustentáveis lançarão as bases suficientes para a criação e com possibilidades de disputas eleitorais no pleito nacional de 20l4 elegendo deputados federais, candidatos a governador e ate a presidência da Republica.

Os próximos meses serão cruciais para a criação deste partido ecoturismo, um partido ecológico que pode receber dissidentes de tantos partidos que desapontam seus filiados e a exemplo de Marina Silva que cria movimento ambiental paralelo pode ser uma opção partidária e política para 20l2 e 20l4.

 

 

Hercules Goes, pré candidato a prefeito de Santos pelo PV SP ,jornalista e ativista ambiental WWW.revistaecoturismo.com.br