De amanhã até segunda-feira (25), o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, receberá a terceira edição do Planeta no Parque, evento com foco na sustentabilidade e que integra o projeto Planeta Sustentável, criado pela Editora Abril e patrocinado pela Petrobras. Este ano, o evento pretende mostrar ao público como integrar ações de sustentabilidade ao seu dia-a-dia.

Além de patrocinar o Planeta no Parque, a Petrobras também realizará ações promocionais e divulgar, por meio de vídeos, alguns dos projetos ambientais apoiados pela Companhia, entre eles o Tamar e o Guardiões do Mar, além de ações da Companhia para preservação da Amazônia e de Reuso da Água. Tudo isso será realizado num estande instalado na área do evento.

Entre as ações promocionais está o game Ort, que instiga o jogador a tomar atitudes responsáveis para tornar o mundo melhor, como economizar água e reciclar o lixo. O jogo foi desenvolvido especialmente pela Petrobras e também pode ser acessado pelo site da Companhia: http://www.petrobras.com/Game_Ort.html.

No estande da Petrobras, o público também poderá divertir-se num jogo educativo sobre coleta seletiva. O jogador deverá arremessar três itens em cestos de lixo reciclável em forma de cestas de basquete. Ao acertar três cestas, com os itens correspondentes (metal, plástico e papel), receberá um brinde.

No dia 25, às 12h30, será realizada uma apresentação da orquestra do Instituto Baccarelli, apoiado pela Companhia desde 2005. A instituição é integrada por crianças e jovens a partir de 7 de anos de idade, que aprendem música e participam de quatro diferentes orquestras e seis corais. Atualmente, são atendidas 550 crianças e jovens.

No Planeta no Parque, a Petrobras terá ainda um espaço para informar o público sobre o funcionamento da coleta de energia solar, eólica e a usina de biocombustíveis. Para facilitar a compreensão, haverá maquetes e um ator caracterizado como professor.

O Planeta no Parque desde ano é dividido em três espaços interativos, nos quais serão discutidos os seguintes temas centrais: sustentabilidade (ciclo do CO2, camada de ozônio, mapa do degelo e aquecimento global), água (percentual de água potável no mundo, disponibilidade de água por pessoa, água virtual), energia (matriz energética, biocombustível e energia virtual), cidadania e consumo (ocupação do espaço, emissão do CO2, reciclagem e destinação do lixo).

Compromisso com o meio ambiente
A Petrobras tem como uma de suas diretrizes estar na linha de frente dentre as empresas que realizam ações sustentáveis.

Em tudo o que faz – da gestão de negócios à busca de novas fontes de energia, passando pelo patrocínio a projetos ambientais -, a Petrobras procura ser referência em responsabilidade social e ambiental. No dia-a-dia, comprova que é possível aliar rentabilidade ao respeito às pessoas e ao meio ambiente. Por isso, a Petrobras busca parceiros como o Planeta Sustentável, que incentiva o diálogo com a sociedade para a busca de soluções e inovações para tornar o planeta melhor.

A Petrobras estende aos campos social, cultural, ambiental e esportivo a marca de excelência que imprime em suas atividades de petróleo, gás e energia. A Companhia está consciente de sua responsabilidade social e procura atuar como agente de desenvolvimento humano sustentável.

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional