Um dia após a divulgação pelo Banco Central (BC), de que o ano de 2009 registrou a entrada de U$ 5,3 bilhões de dólares por meio dos gastos de turistas estrangeiros no Brasil, o segundo melhor da série histórica do BC, a Bahia anuncia uma série de promoções turísticas internacionais.

Iniciadas em janeiro de 2010, com a participação do estado em Portugal na BTL-Lisboa e na FITUR (maior feira de turismo da Espanha), onde diversos empresários, operadores e agentes de viagem aproveitam o momento para realizar negócios, a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, anuncia outras promoções, como os Festivais Gastronômicos pela Rede de Hotéis InterContinental, nos principais mercados emissores de turistas para a Bahia como os Estados Unidos, nas cidades de Nova York, Atlanta, Miami, San Francisco, Los Angeles, Washington; na Espanha, em Madri; e no Brasil, no Rio de Janeiro e São Paulo. O evento é uma iniciativa da Bahiatursa e Secretaria do Turismo, em parceria com a rede InterContinental e Cias Aéreas.

“Estes Festivais Gastronômicos representam uma grande oportunidade para divulgar a Bahia, pois o próprio Hotel anuncia estes almoços em materiais promocionais. Geralmente cerca de 300 a 400 pessoas participam deste tipo de evento que é voltado tanto para os operadores e agentes de viagem quanto para o público final”, explicou Emília, depois de se reunir com os gerentes da rede InterContinental, Daniela Pereira e Michel Chertouh, na Fitur.

Além de definir a promoção da Bahia através da sua culinária e temperos fortes, a presidente da Bahiatursa e a Diretora de Relações Internacionais, Rosana França, reuniram-se com Cláudio Tosi, da ORP – Opera Romana Pellegrinaggi do Vaticano, promotora do turismo religioso no mundo, e José Luis Cunha, Diretor de Relações Internacionais da EMBRATUR, para incluir as festas religiosas como a Lavagem do Bonfim, 02 de fevereiro-Iemanjá, Boa Morte em Cachoeira e a visitação ao Memorial Irmã Dulce no roteiro religioso do Brasil, já que a ORP passará a atuar também neste país.

O roteiro que inclui o sincretismo religioso da Bahia, com elementos da cultura afro-descendente, deve durar 4 dias e será oferecido aos párocos da Igreja. “Outro roteiro que interessou bastante ao trade turístico espanhol foi o Roteiro Integrado Bahia, Rio de Janeiro e Amazonas, lançado na ABAV/2009, para facilitar a venda do Brasil no exterior, principalmente durante a Copa 2014”, completou a presidente da Bahiatursa, direto de Madri.

Principais Mercados Emissores para a Bahia
Estados Unidos é o líder no ranking de turistas internacionais para a Bahia, enviando 63 mil americanos, seguido da França com 56 mil, Itália com 51 mil e Portugal com 50 mil, segundo dados da última pesquisa 2008/09, realizada pela FIPE, encomendada pela Secretaria do Turismo da Bahia. Veja pesquisa: http://www.bahiatursa.ba.gov.br/site

Assessoria de Imprensa da Bahia