Um dos princípios envolvidos na sustentabilidade, a responsabilidade social, será aplicada na prática na Casa Sustentável, projeto que integra a programação paralela da Fiema Brasil 2010 – Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. Em uma parceria entre a Construtora Poletto, Rotary Clube Bento Gonçalves – São Francisco e Proamb, organizadora do evento, a edificação apresentada na feira será doada após à Associação Beneficente Gota D´água, voltada para o atendimento aos autistas.

A iniciativa teve início com a decisão da construtora, que está comemorando 30 anos, se reverter os recursos financeiros e logísticos de uma possível festa de aniversário para uma ação social. Ao mesmo tempo, o Rotary vinha pensando como ajudar a viabilizar um lar para a associação dos autistas. “Quando estávamos começando a planejar como fazer isso juntos, surgiu a Fiema com o projeto da Casa Sustentável. A partir daí firmamos a parceria para usar o projeto do evento dentro na nossa ideia inicial. Então, nós participaremos da construção da casa dentro da feira, que depois será remontada para a associação”, conta Cedamir Poletto, diretor da Construtora Poletto.

“A casa será para nós tudo de bom”, argumenta a presidente da Gota D´Água, Anita Nery Smalti. A associação tem cadastrados e em atendimento 26 crianças, adolescentes e adultos. “Pela manhã se faz atendimento individual, com psicólogas e fonoaudiólogas, para crianças que estão matriculadas em escolas. Já à tarde, em 2010, a entidade começará a atender aos que estão fora de uma escola especial ou regular e não recebem um cuidado adequado. Porque o autista necessita de uma atenção diferenciada. Nosso trabalho também é voltado para as famílias”, explica Anita.

O novo espaço que a entidade terá ao seu dispor, a Casa Sustentável da Fiema, irá agregar conceitos como construção com o mínimo de impacto, arquitetura e paisagismo ecológicos e interação entre homem e natureza. O mobiliário e os objetos de decoração também não ficarão atrás em termos de racionalidade e quesitos eco. Durante a feira, os cômodos serão utilizados para a realização de cursos voltados para a comunidade, principalmente donas de casa e domésticas, sobre temas como destinação correta dos resíduos produzidos em uma residência, atitudes diárias que podem contribuir na preservação ambiental e consumo consciente.
A Casa Sustentável tem o patrocínio de Nacional, Construtora Poletto e Rotary Clube Bento Gonçaves – São Francisco. A arquiteta responsável pelo projeto é Gabriela Pizzetti.

FIEMA Brasil