Com o objetivo de tratar sobre Políticas de Expansão do Sistema Energético Nacional, o Secretário de Planejamento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Altino Ventura, se reuniu, nesta quarta-feira, 26 de outubro, com parlamentares e representantes do setor elétrico em audiência pública na Câmara dos Deputados.
No encontro, o secretário apresentou o Plano Decenal de Energia – 2011-2020 e os benefícios que este programa proporcionará à matriz energética do país.
Na ocasião, Altino Ventura disse que medidas para garantir segurança energética para os próximos anos e modicidade tarifária são alguns dos objetivos da política energética brasileira.
Ventura também defendeu o uso da hidroeletricidade. Atualmente, 74,3% de toda energia brasileira é baseada neste tipo de energia renovável. “A hidroeletricidade é uma escolha sustentável, além de ser um importante componente da matriz energética brasileira”, disse.
O Secretário do MME também ressaltou que o Brasil é um dos países que tem o melhor desempenho na oferta de energia. A expectativa é que em dez anos, ela passará de 550 milhões MW/h ao ano para 870 milhões MW/h ao ano. No caso das emissões de gases na atmosfera, o país atualmente é responsável por um dos menores níveis do mundo, representando apenas 1,5%. No que se refere a recursos renováveis, o país se posiciona com 86% de aproveitamento em 2010, enquanto o restante do mundo explora o total de 18%.
Altino Ventura destacou ainda que o segmento da energia será fundamental para ajudar no crescimento econômico do país nos próximos anos. “O setor energético é muito relevante para este processo de crescimento econômico do país e investimentos nele são necessários”, completou.
fonte: MME