Minas Gerais é pioneiro na inserção da variável ambiental na formulação de suas políticas públicas. O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), lançou o 1º Inventário Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) de Minas Gerais.

Na execução do estudo foram considerados os principais gases causadores do efeito estufa, o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O). Foram calculadas as emissões das principais atividades econômicas do Estado como os setores de energia, industriais, agricultura, florestas e resíduos.

Tendo como base o ano de 2005, o estudo fornece informações para elaboração de cenários de curto e médio prazos relativos às emissões de GEEs que, juntamente com outros elementos de decisão, subsidiarão a proposição da Política Estadual de Mudanças Climáticas, em articulação com a Nacional e outras políticas públicas relacionadas. O prognóstico também servirá para estimular a adoção de práticas e tecnologias mitigadoras das emissões dos referidos gases.

Minas Gerais é um grande produtor de energia elétrica. As usinas hidrelétricas são o grande destaque. A Cemig, maior empresa energética com sede no Estado, opera 55 usinas, sendo 49 hidrelétricas, com capacidade instalada de mais de 6 mil MW.

Ainda na seara da energia renovável, Minas Gerais é o terceiro maior produtor de cana-de-açúcar do país e o segundo estado produtor de etanol do Brasil. A frota de veículos flex fuel também é um dos maiores do país.

AmbientAÇÂO
O AmbientAÇÃO é um programa de comunicação e educação socioambiental coordenado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e desenvolvido em parceria com a OSCIP Ambiente Brasil, que tem como objetivos promover a sensibilização para a mudança de comportamento e a internalização de atitudes ecologicamente corretas no cotidiano dos funcionários públicos do governo do Estado de Minas Gerais

Com a adesão da Setur, IEPHA e Subsecom ao programa, em junho de 2009, o AmbientAÇÃO está, no momento, implantado em 35 instituições públicas de Minas Gerais e presente em 65 edificações do Governo de Minas. Hoje, cerca de 15.000 funcionários públicos de Minas Gerais têm em seu cotidiano, ações voltadas para a mudança de comportamento relacionada ao consumo consciente e geração de resíduos.

Além da gestão de resíduos, cuja principal ação é a coleta seletiva, o Programa AmbientAÇÃO busca o consumo consciente da água e da energia elétrica e de matérias-primas como papel e plástico. A destinação de materiais para a reutilização e reciclagem traz benefícios que vão desde a ampliação da vida útil dos aterros sanitários como a valorização de resíduos, e conseqüente geração de renda, até a redução no uso dos recursos naturais.

Em 2006 e 2007, somente no prédio do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), houve redução de mais de 88% no consumo de água e de 47% no consumo de energia, o que proporcionou economia de quase R$ 60 mil e R$ 160 mil, respectivamente.

Raquel Rocha
Assessora de Comunicação