Nilson Ferreira é o novo presidente da Praticagem, que tem como objetivo investir em treinamento para práticos e também na aquisição de novas embarcações para o acesso aos cargueiros que atracam no Porto de Santos.
Uma das propostas de Nilson, que atuou como diretor financeiro e vice-presidente da entidade e que reúne os práticos dos portos de Santos e São Sebastião, é manter o treinamento constante dos profissionais. Isto inclui cursos internacionais, como em Port Revel, na França. Localizada entre Lyon e Grenoble, unidade de ensino que prepara práticos de todo o mundo.
Nilson conduzirá a presidência até 2018 e o desafio também será ao acesso de navios de grande porte, com 366 metros de comprimento e que podem carregar até 14 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). A ideia é que os práticos façam o treinamento em Houston, nos Estados Unidos, que tem uma praticagem muito parecida com a de Santos. Os cursos devem durar uma semana, incluindo de 4 a 5 práticos.
Outra meta do novo presidente da Praticagem é aperfeiçoar um sistema utilizado desde o ano passado. Trata-se do Redraft (calado em tempo real, na tradução do inglês), que conta com um banco de dados com mais de 10 mil embarcações catalogadas e utiliza informações captadas pelo Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3 OT) da entidade. A meta é aperfeiçoar o Redraft para trabalhar com previsão e disse que universidades vão se envolver nessa questão.
Além disso, a entidade também pretende estudar a viabilidade de compra de duas novas lanchas, que vão reforçar a frota de 18 embarcações da entidade. O investimento está avaliado em R$5 milhões.