Um primo do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e um funcionário da Escola Brasileira de Futebol (EBF, também ligada à CBF) estão procurando prefeituras para oferecer consultoria para a Copa de 2014.

Marcos Moura Teixeira e Maurício Pimenta Marques são os homens por trás da SMC Consultoria e Projetos, empresa que já procurou Juiz de Fora e “algumas outras” prefeituras, segundo Pimenta Marques.

“Temos contrato com somente uma cidade, que não posso revelar qual é. E estamos negociando com outras, que também não vou dizer quais são. A meta é ter mais algumas”, declarou Pimenta Marques, proprietário da SMC.

Marcos Moura Teixeira é apresentado como “consultor master”. Ele foi preparador físico e coordenador técnico da seleção. O site da empresa diz que “nossos consultores têm envolvimento com Copas desde 1994, além de uma rede de contatos que envolve a Fifa e confederações internacionais”. Marques é professor da Escola Brasileira de Futebol, que é da CBF. O endereço da EBF, segundo seu site, é a Granja Comary, em Teresópolis. O trabalho da SMC consiste em ensinar o que as cidades devem fazer para receber seleções no Mundial de 2014.

“A SMC desenvolve e executa o planejamento estratégico […] para atender às exigências do caderno de encargos da Fifa, no que diz respeito à escolha de centros de treinamento (base camps) pelas seleções nacionais no período pré-Copa do mundo”, diz o site da empresa.
“O que nós fazemos é interpretar as exigências da Fifa”, contou Marques, que foi chefe de delegação da seleção brasileira na Olimpíada de Sydney, em 2000. “Mostramos o que elas precisam fazer em termos de estrutura, estádio, CT.”

Cada seleção escolhe o local onde vai se hospedar durante a Copa do Mundo (o Brasil, por exemplo, ainda não definiu onde vai ficar em 2010).

Mas a Fifa e o Comitê Organizador Local indicam algumas opções. O que a SMC oferece às prefeituras é a possibilidade de entrar nessa lista.

“Há um processo conduzido pelo COL e pela Fifa, que fazem uma pré-seleção”, disse Marques. “Trabalho com isso já faz um tempo e tive essa ideia pela experiência que tenho em Copas, já que fui às últimas três. Aprendi bastante sobre organização desse tipo de evento.”
Na última Copa do Mundo, disputada há três anos, na Alemanha, a seleção brasileira fez a preparação em Weggis, na Suíça. Marques admitiu que alguns times podem escolher outros países para treinar antes do Mundial do Brasil.

“Mas, para a Copa de 2010, só cidades da África do Sul foram indicadas”, observou.
O secretário de Esportes de Juiz de Fora, Renato Miranda, afirmou ter sido procurado pela SMC. “Estamos negociando com eles. Não tem nada fechado ainda”, disse Miranda.
“O Marquinhos [Moura Teixeira] deu uma palestra para empresários da cidade e falou que Juiz de Fora tinha um grande potencial para ser uma subsede”, emendou. “Mas ainda vamos esperar um pouco para fechar uma consultoria.”

Marques disse já ter contatos adiantados com algumas federações internacionais. “Depois da Copa da África, algumas vão fazer visitas ao Brasil”, contou. “Eu não sei quantas cidades vamos assessorar, vou tentar pegar quantas eu der conta de fazer, mas serão no máximo umas três ou quatro.”

Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF e do COL, não atendeu nem respondeu aos recados deixados em seu telefone celular. Na sede da CBF, a assessoria de imprensa informou que apenas Paiva poderia falar sobre o assunto.

Folha de São Paulo