Plataforma Movimento Coletivo lança chamadas para promover acesso à água, educação nutricional e equidade de gênero e raça
 
 
A Coca-Cola Brasil lançou, durante a Conferência 360º do Instituto Ethos, a plataforma de investimento social Movimento Coletivo. Até o fim de 2017, serão destinados R$3 milhões, por meio de chamadas públicas, para iniciativas que alavanquem causas como acesso à água, educação nutricional e equidade de gênero e raça.
 
“Com o Movimento Coletivo pretendemos alavancar iniciativas de diversas áreas de impacto social de uma forma diferente. Na área de saúde e alimentação, por exemplo, ao longo dos últimos três anos, fomos ampliando nossa rede e dialogando com muitas pessoas e entidades da Sociedade Civil Organizada. Aos poucos, vimos que havia uma oportunidade de direcionar nossos investimentos de uma forma diferente, mais focada em ações relacionadas à educação nutricional e em colaboração com empreendedores que já atuam na área”, afirma Andréa Mota, diretora de categorias da Coca-Cola Brasil. “Da mesma forma, vimos que havia a oportunidade de expandir essa ideia para se tornar uma plataforma de investimento em ações de impacto social em outros temas relevantes para o país”.
 
Do total, R$600 mil serão para o primeiro edital relacionado ao programa Água+ Acesso, que pretende viabilizar soluções inovadoras para o acesso e tratamento de água para consumo. As inscrições já estão abertas e acontecem até 07 de julho no site: cocacolabrasil.com.br/movimentocoletivo
 
Esta será uma plataforma de longo prazo e contará com um conselho independente externo, com caráter deliberativo. Formado por notáveis de diversos setores, o conselho estará envolvido ao longo de todas as etapas até a seleção das iniciativas e soluções a receberem recursos.
 
Os conselheiros são: Ana Carolina Querino, da ONU MULHERES, Gisela Solymos do CREN (Center for Nutrition Recovery and Education), Luciana Aguiar do PNUD-ONU (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Daniel Izzo do Vox Capital, Heiko Hosomi Spitzeck da Fundação Dom Cabral, Celia Cruz do Instituto de Cidadania Empresarial e André Degenszajn, do Instituto Ibirapitanga.
 
Edital que promove acesso à água irá selecionar até dez soluções
 
A água é o recurso mais precioso para a vida humana, assim como para o negócio da Coca Cola Brasil. Por isso, para além de ampliar ações relacionadas à eficiência em fábricas, conservação e reposição de bacias, a Coca-Cola Brasil está engajada em ampliar o acesso e tratamento à água de forma segura e sustentável para comunidades rurais e urbanas de todo o Brasil.
 
Pelo edital,até dez ações poderão ser selecionadas e implantadas, em projetos pilotos,com organizações de acesso à água. A partir da avaliação do seu impacto e potencial, poderão ser disseminadas para outras comunidades. A iniciativa faz parte do programa e aliança Água + Acesso, lançado em março, realizado em parceria com Banco do Nordeste, Fundación Avina, Instituto Trata Brasil e WTT (World-Transforming Technologies). A chamada busca soluções para os principais desafios mapeados e diagnosticados com as organizações de acesso à água parceiras, que atuam em mais de duas mil comunidades e beneficiam cerca de 600 mil pessoas das regiões Norte e Nordeste: SISAR Ceará, Projeto Saúde e Alegria, Rede SISAR/Centrais Bahia e Fundação Amazonas Sustentável.