Produtores rurais de 45 municípios paraenses estão recebendo doações de mudas de espécies florestais nativas do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor). Ao todo serão 100 mil mudas para serem plantadas em áreas degradadas de margens de rios, igarapés e reservas nas propriedades dos trabalhadores rurais em sistemas agroflorestais.

A iniciativa faz parte do programa ‘Um Bilhão de Árvores Para a Amazônia’, do Governo do Pará, o maior programa de reflorestamento do Brasil e do mundo, que pretende promover o plantio de um bilhão de espécies nativas na região até 2012.

As mudas de açaí, andiroba, fava arara, freijó, jatobá, mogno, paricá, pau de balsa, sumaúma, tambori e tauari, germinadas no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), foram produzidas pela Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Aimex). As secretarias de agricultura e as organizações de trabalhadores dos municípios são responsáveis pela entrega das mudas.

Até agora já foram plantadas aproximadamente 50 mil mudas em 27 municípios do nordeste paraense. O saldo de cerca de 50 mil mudas será entregue à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará (Fetagri).

Ex-Libris Comunicação Integrada