Inspirada no megaevento francês Pollutec, que é o maior encontro mundial para assuntos de meio ambiente, a AmbientalExpo 2009 destaca a  expertise francesa no setor em sua primeira edição – que acontece em São Paulo, entre os dias 30 de junho e 2 de julho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Reunidas no Espaço França, promovido pela UBIFRANCE (Agência Francesa para o Desenvolvimento Internacional das Empresas) e pela rede de Missões Econômicas da França, as 24 organizações francesas presentes irão ocupar um espaço de 250 metros quadrados com representantes que atuam em todas as áreas abordadas pela Ambiental: Saneamento, Ar, Solo, Ruído, Resíduos e Energia. Além disso, o Ministério do Meio Ambiente da França (MEEDAT) e a Agência Francesa do Controle do Meio Ambiente e da Energia (ADEME), a Missão Ecônomica da França de São Paulo / UBIFRANCE e a ARIA são os organizadores da Jornada Franco-brasileira da Qualidade do Ar, que acontecerá durante o evento.

“O meio ambiente é um assunto de grande prioridade na França. Nesse sentido, há uma ampla mobilização no país, entre os setores público e privado, para o desenvolvimento de regulamentações, tecnologias, produtos e serviços avançados que respondam a todas as demandas e promovam qualidade e sustentabilidade ambiental”, afirma o Chefe do Setor de Meio Ambiente e Energia da rede de Missões Econômicas da França no Brasil, Sergio Costa. Essa característica está presente, por exemplo, no pioneiro “Processo Grenelle”, programa que envolve uma série de metas a serem cumpridas, a médio e longo prazos (2011 a 2020), em áreas como edifícios de baixo consumo, transportes, energia, lixo, etc.

“As empresas francesas são grandes parceiras nessa mobilização, pois contribuem para o desenvolvimento de soluções para superar as metas estabelecidas e ainda gerar modelos que possam ser multiplicados em outros lugares do mundo”, destaca Costa. A expertise acumulada por várias dessas empresas será apresentada durante a AmbientalExpo 2009. Das 22 empresas francesas na feira, sete já atuam no mercado brasileiro – 01 DB, BRL, CNIM, Eco Act, Environnement, Mixel, Pena, Veolia e Vichem. A BRL, por exemplo, tem uma parceria estabelecida com a cidade de Florianópolis (SC), para a prevenção de inundações. A Veolia, por sua vez, reúne estudos recentes sobre poluição atmosférica e, por meio de uma de suas filiais, a Proactiva, alcançou resultados representativos no processo integrado de tratamento de resíduos, em uma parceria com a prefeitura de Barueri (SP). Outra empresa com reconhecido conhecimento em diagnóstico e soluções para a poluição atmosférica é a Aria, que participa ativamente da organização da Jornada de Qualidade do Ar, durante a AmbientalExpo.

Sobre a AmbientalExpo 2009
Versão latino-americana da consagrada POLLUTEC – o maior evento do setor de meio ambiente no mundo e organizada pela Reed Expositions, do mesmo grupo da Reed Exhibitions Alcantara Machado – a feira AMBIENTAL EXPO reunirá em sua primeira edição as principais soluções e produtos para meio ambiente e saneamento disponíveis nos mercados nacional e internacional. O evento deverá receber, entre os dias 30 de junho e 2 de julho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, cerca de 5 mil visitantes/compradores e mais de 100 expositores. Como parte das atividades do Ano da França no Brasil, o país, que é terra natal da POLLUTEC, será homenageado durante a primeira edição da feira.

Paralelamente à feira, acontecerá o Congresso AMBIENTAL EXPO, que terá a participação de grandes nomes nacionais e internacionais do setor de sustentabilidade, como os franceses Bernard Bouree, Diretor da CNIM (Constructions Indutrielles de La Mediterranée); Christian Elichegarray, Gerente do Departamento de Monitoramento da Qualidade do Ar da ADEME (Agência

Francesa de Meio Ambiente e Gestão da Energia), e Pierre-Franck Chevet, Diretor-Geral de Energia e Mudanças Climáticas do MEEDDAT (Ministério da Ecologia, da Energia, do Desenvolvimento Sustentável e da Organização do Território do Governo francês).

Sobre a UBIFRANCE e as Missões Econômicas
A UBIFRANCE, agência francesa para o desenvolvimento internacional das empresas, é uma instituição pública de caráter industrial e comercial sob a autoridade da Secretaria de Estado encarregada do comércio exterior. Dentro das embaixadas da França no exterior, as 157 Missões Econômicas formam a rede mundial do Ministério da Economia, Indústria e Emprego, constituída por equipes biculturais de especialistas franceses e locais, presente em 120 países. Essa rede, composta por 1.500 especialistas, apoia-se em diversos parceiros no exterior para ajudar, a cada ano, 15 mil empresas francesas em seu desenvolvimento internacional.

A UBIFRANCE e as Missões Econômicas formam o dispositivo público de apoio às empresas francesas em suas atividades de exportação, seja qual for seu porte e setor de atividade.  Sua missão é informar sobre o ambiente econômico e jurídico e

regulamentar a concorrência de diferentes países. A UBIFRANCE aconselha as empresas francesas quanto à abordagem no mercado e oferece apoio a suas iniciativas comerciais, graças a uma variada gama de serviços, adaptada a cada etapa do processo de exportação: missões de prospecção, participação em salões no exterior, encontros de parcerias ou de compradores, comunicação com a imprensa internacional e voluntariado internacional nas empresas (V.I.E.).

Em 2008, o Governo francês definiu um novo posicionamento para a UBIFRANCE, cujo diretor-geral é o Sr. Christophe Lecourtier. Sua reorganização acontecerá nos próximos três anos, com o objetivo de ampliar as atividades da organização, e sua expansão geográfica, atendendo um maior número de empresas (previsão de 20 mil empresas assistidas até 2011), além de promover maior sinergia entre os parceiros nacionais e regionais. As Missões Econômicas de São Paulo e Rio de Janeiro se transformarão em escritórios da UBIFRANCE no País em setembro de 2010.

No Brasil, a UBIFRANCE é representada pelo Sr. Dominique Mauppin, chefe da Missão Econômica de São Paulo.

Ketchum Estratégia