Designar novas reservas da biosfera é o objetivo da 22ª edição do encontro do Conselho de Coordenação Internacional do Programa Homem e Biosfera da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A reunião será realizada a partir desta segunda-feira, 31 de maio, na sede das Nações Unidas, em Nova York, e seguirá até 4 de junho. Durante o evento, serão apontados alguns dos vencedores de prêmios concedidos na área pelo programa da ONU.

Prêmios
Também serão examinadas 25 novas propostas e requisições de extensões provenientes de 20 países. O Programa Homem e Biosfera examinará ainda inscrições de jovens cientistas que concorrerão a prêmios.

Há mais de duas décadas, todos os anos, dez jovens pesquisadores recebem até US$ 5 mil (quase R$ 10 mil) para financiar estudos sobre ecossistemas, recursos naturais e biodiversidade.

A rede do Programa da Unesco tem 553 áreas em 107 países – entre elas, a região do Pantanal, no Brasil.

Laboratórios
Reservas da biosfera são áreas propostas por autoridades locais e nacionais, em cooperação com comunidades locais, onde novas práticas para reconciliar atividades humanas com a natureza são testadas.

Desta forma, segundo a agência da ONU, as reservas são “laboratórios para o desenvolvimento sustentável”.

Terra