P4170086Visitas, exposições e palestras fazem parte do calendário de festividades em homenagem ao aniversário da Fortaleza da Barra Grande

 Da Redação

Construída em 1584, neste ano, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande completa 430 anos de história e beleza. Em comemoração à data, a Prefeitura de Guarujá elaborou uma programação especial. O calendário organizado pela Secretaria de Cultura contém visitas e comemorações diferenciadas para o ano todo. As atividades serão realizadas sempre de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, período de funcionamento do local.

 

Visitação, ciclo de palestras, passeio lúdico para crianças das escolas municipais, exposições e semanas especiais (Dia dos Museus, Crianças e Natal) integram a programação. O calendário contará ainda com uma atividade especial em 30 de junho, Dia da Emancipação Político-Administrativa da Cidade, que está em fase de elaboração.

 

A Diretora de Patrimônio Histórico Cultural e Arquitetônico do Município afirma que a programação é uma oportunidade oferecida a todos os munícipes. “A participação nas atividades é uma forma de envolvimento maior da população com o monumento, que faz parte da história da Cidade”.

 

A Fortaleza da Barra Grande, situada na comunidade de Santa Cruz dos Navegantes, está sob a responsabilidade de Guarujá desde 25 de agosto de 2012. Após o consenso entre membros do Instituto Histórico do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), da Unisantos e da Prefeitura, a Fortaleza passou para os cuidados de Guarujá. O monumento esteve sob a supervisão da Universidade Católica de Santos por 20 anos.

 

O processo de transferência definitiva para o Município foi feita no dia 11 de agosto de 2012, após a assinatura dos documentos. A Prefeitura fechou o local por 15 dias para uma série de ações, como limpeza e reformas, com o objetivo de tornar o local propício à visitação de turistas de todo o Brasil.

 

Fortaleza – A Fortaleza de Santo amaro da Barra Grande foi construída em 1584, para a defesa de Guarujá e dos navios atracados no porto. Localiza-se no Estuário e pode ser avistada da Avenida Almirante Saldanha da Gama, na Ponta da Praia, em Santos.

 

Erguida em uma arquitetura rochosa, a Fortaleza está localizada sobre o canal de acesso ao estuário do maior porto da América Latina. As paredes e muralhas espessas, construídas com grandes blocos de pedras, chamam a atenção da população e visitantes da Baixada Santista. A marca de contemporaneidade foi introduzida com a restauração e adaptação das salas de múltiplo uso.

 

Atualmente, abriga um painel de mosaico de vidro, de vinte metros quadrados, última obra do mestre e artista plástico Manabu Mabe, chamado “Vento Vermelho”. A Fortaleza também faz parte do roteiro turístico e histórico Caminhos de Anchieta, por ter recebido visitas do Padre José de Anchieta, cuja imagem faz parte do museu.

 

Antiga guardiã da entrada do Porto de Santos, a Fortaleza testemunha, diariamente, a passagem de barcos e navios, e constitui um mirante privilegiado pela beleza incontestável de toda a orla santista e vicentina. Sem dúvida, uma visita imperdível.

 

Serviço – A Fortaleza da Barra tem acesso em Guarujá, por meio da Praia do Tombo. Por Santos, a alternativa para o visitante é fazer a travessia pelo mar em uma pequena embarcação. As saídas ocorrem de hora em hora da Ponte dos Práticos na Ponta da Praia. A primeira lancha saí às 5h50 e a última 23h50. O preço da travessia é R$2,20 na ida e na volta. Agendamento para grupos podem ser feitos pelo telefone 3205-5555, ramal 1240.

 

Calendário:

 

Janeiro: Visitação

Fevereiro: Visitação

Março: Visitação e ciclo de palestras, marcando o início das comemorações dos 430 anos da Fortaleza da Barra Grande

Abril: Programação especial voltada para as escolas municipais

Maio: Exposição “Brasil, nossa história”, em comemoração a Semana dos Museus

Junho: Exposição “Brasil, nossa história”

Julho: Visitação

Agosto: Visitação

Setembro: Visitação e Primavera na Fortaleza

Outubro: Programação especial das crianças

Novembro: Visitação

Dezembro: Visitação e Natal na Fortaleza