Os problemas e dificuldades na mobilidade urbana são realidade na maioria das grandes cidades do mundo. Nem sempre o transporte público está capacitado para atender a demanda, ou mesmo não está estrategicamente distribuído para atender as regiões mais afastadas dos grandes centros. Esses, entre outros fatores, tendem a impulsionar o crescimento da frota automotiva mesmo para quem tem uma rotina de deslocamentos curtos. Consequentemente, há o aumento do consumo de combustíveis da emissão de CO2 na atmosfera.

 

Contudo, é em meio as dificuldades que surgem as ideias mais criativas para contornar situações adversas. Estudantes da Universidade de Standford desenvolveram um skate elétrico, o Boosted Board, movido a bateria e que pode alcançar até 32 km/h.

 

Não é de hoje que o mercado disponibiliza skate movidos a gasolina ou mesmo outros modelos a bateria, mas o diferencial do Boosted Board é que mesmo com um motor de 2,6 cavalos que aciona a rotação das rodas traseiras, ele pesa apenas 6 quilos e mantem o tamanho de um skate tradicional, tanto que é difícil diferenciá-lo de um.

 

De acordo com o blog do Boosted Board, sua bateria de lítio foi desenvolvida com o que havia de mais leve e com mais alta performance. Ela é recarregada em duas horas e garante quase 10 horas de autonomia. O usuário pode conectar o carregador do skate a um notebook ou mesmo em um smartphone para recarregá-lo, e é possível fazer isso enquanto o skate está em funcionamento. Quando a bateria acaba, o Boosted Board ainda pode ser utilizado como um skate convencional.

 

O financiamento do projeto ainda está em crowfunding, mas a ideia foi tão bem aceita que ultrapassou a meta estipulada de arrecadação: já existem 700 pessoas na fila de espera para comprar um skate elétrico, pagando por ele US$ 1.199 (aproximadamente R$2.200).

 

O que para alguns pode ser apenas diversão pode se uma inovação no transporte individual. Além de utilizar baterias recarregáveis que não poluem, ele é fácil de transportar, ocupa pouco espaço e não há necessidade de deixá-lo em um estacionamento, como é o caso da bicicleta, por exemplo. É a tecnologia a favor da mobilidade e do meio ambiente.