• A Cerimônia de Abertura das atividades de 2010 acontece hoje, dia 2 de março, no auditório da Secretaria de Educação de Jacareí
  • Método desenvolvido pela Fundação Espaço ECO visa contribuir para melhoria do espaço e do sistema de ensino nas escolas municipais

02 de Março de 2009 –– A Prefeitura de Jacareí (SP) realiza nesta terça-feira, 2 de março, a abertura de diversas ações focadas na conscientização da importância de preservar o meio ambiente, envolvendo educadores, alunos e comunidade. Entre os destaques está o lançamento das atividades do Projeto EducaMais, que conta com a parceria da Fibria e implementação da Fundação Espaço ECO (FEE). O EducaMais compõe um bloco de programas que vão além da sala de aula e interferem diretamente no cotidiano da cidade, visando despertar o interesse da população para a importância de preservar não só a natureza como também o município onde vivem.

O projeto conta com o apoio da Fibria (antiga VCP) para desenvolver as atividades junto aos moradores e educadores da Secretaria de Educação e implementação das atividades de reflorestamento e educação ambiental, pela Fundação Espaço ECO, organização não-governamental instituída pela BASF em parceria com a GTZ, agência de cooperação tecnológica do governo alemão.

As ações buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente onde estão inseridas, de forma que a consciência ambiental seja incorporada na rotina dos jacareienses. “Essa conscientização e mudança de comportamento faz parte das prioridades do governo que buscam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, ou seja, estão dentro do conceito VivaMelhor, adotado pela administração com enfoque em ações ambientais como o projeto de despoluição do Córrego do Turi e a nova concessão de limpeza pública”, explica o secretário de Meio Ambiente, José Roberto Fernandes da Silva.

De acordo com Sonia Chapman, diretora-presidente da Fundação Espaço ECO, por meio da conscientização de alunos e professores da Rede Pública Municipal, buscamos sensibilizar a respeito dos problemas ambientais que afetam o município, conduzindo-os a boas práticas ambientais.   “Por meio de palestras, dinâmicas e atividades de campo, os parceiros do programa propõem uma reflexão sobre a situação atual e atitudes a serem tomadas para a melhoria da qualidade de vida e revitalização ambiental da cidade. Em 2009, este projeto contou com mais de 4 mil participantes nas escolas do município beneficiados com ações de educação ambiental e reflorestamento.”

Projeto EducaMais – O objetivo central das atividades que serão desenvolvidas em 2010 dentro do EducaMais é capacitar professores da rede municipal de ensino para que eles se apropriem do tema sustentabilidade e dêem continuidade às ações na escola, mesmo após o encerramento do projeto. Para alcançar este objetivo, serão realizadas atividades como levantamento das necessidades dos professores (construção participativa), estabelecimento de metas e a execução da ações. A FEE atuará na capacitação e suporte aos professores no cumprimento das metas, entre outras atividades.

Com as ações, os educadores também participam de ações de capacitação, levando para sala de aula conceitos básicos da educação ambiental e sustentabilidade. “Com a metodologia de implementação da Fundação Espaço ECO, em educação formal participaram 4.315 pessoas de Jacareí, sendo 95 professores capacitados, 850 membros da comunidade e cinco cursos oferecidos nas áreas de agrofloresta, permacultura, horta mandala, bioconstrução e bioesculturas. Mais de 2 mil mudas de 167 espécies nativas e ornamentais foram plantadas em área de restauração ambiental em 7 ha”, completa Roberta Tubini, coordenadora de reflorestamento da Fundação espaço ECO.

Sobre a Fibria

Fibria, empresa resultante da incorporação das ações da Aracruz pela VCP, está posicionada como líder global e tem capacidade produtiva superior a 6 milhões de toneladas anuais de celulose e papel, e conta com cerca de 15 mil profissionais atuantes em 7 fábricas, e 5 escritórios comerciais localizados nos principais centros consumidores.

A empresa possui áreas de plantio nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia. A Fibria tem uma base florestal ampla e diversificada que garante auto-suficiência de matéria-prima para a operação. A área florestal total da empresa é de 1,3 milhão de hectares, dos quais 461 mil hectares destinados a preservação permanente.

A base florestal da Fibria conta com cerca de 120 mil hectares de plantios renováveis de participantes do programa de fomento florestal – uma importante fonte alternativa de madeira para a empresa e de diversificação de renda e do uso da terra para o produtor rural que responde por milhares de empregos no campo, compartilhando riqueza e gerando desenvolvimento local.

Sobre a Fundação Espaço ECO

Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GTZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO é o primeiro Centro de Excelência para Ecoeficiência Aplicada na América Latina com a missão de promover o desenvolvimento sustentável na sociedade por meio da aplicação de soluções e tecnologias em ecoeficiência, educação ambiental e reflorestamento. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br

Sobre a BASF

A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. Como uma parceira confiável, a BASF ajuda seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF têm um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF conta com aproximadamente 97.000 colaboradores e contabilizou suas vendas em mais de 62 bilhões de euros em 2008. As ações da BASF são atualmente negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.

Fibria – Assessoria de Imprensa para o interior do Estado de S. Paulo