A partir do dia 2 de fevereiro, data de comemoração dos 400 anos de Itu, a implantação do Plano de Desenvolvimento do Turismo da cidade e o lançamento do roteiro Itu pelas igrejas marcam o início de uma nova fase para a primeira Estância Turística do Estado de São Paulo e uma das cidades mais antigas do Brasil. O presidente da Prótur – Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu, Hélio Tomba Jr., anunciou hoje (27/janeiro), em São Paulo, o detalhamento das ações do PDT e a expectativa da associação em relação ao trabalho de valorização do destino.

Rica por sua história, fazendas, culinária, a gente simples e as referências lúdicas ao exagero, que atraem as famílias e divertem as crianças, Itu se prepara para receber os turistas em 2010 com quatro novos roteiros, infraestrutura reformulada, guias e profissionais qualificados e várias outras atividades de fomento e incremento do turismo local.

Até o mês de maio, além do Itu pelas Igrejas, outros três roteiros serão lançados e privilegiarão praças, parques, museus, o eixo histórico, a culinária, a vida rural e as tradicionais fazendas da região, o artesanato e o comércio local, mostrando ao visitante as muitas possibilidades de aproveitar o destino. Os roteiros oferecem opções de passeio mais curtos e outros longos, de até um dia inteiro, e atendem tanto os turistas de temporada quanto aqueles que estão de visita só por um dia.

Itu pelas Igrejas – um passeio pela Roma brasileira
Além de serem muitas, mais de 50 nas zonas urbana e rural, as igrejas de Itu têm forte presença da comunidade, muito religiosa. Independente do credo religioso, as igrejas têm importância história: pelo menos seis delas estão perto dos 300 anos.

São as riquezas dessas construções e suas curiosidades que inspiraram o roteiro Itu pelas Igrejas. São várias opções para os turistas, tanto durante os dias úteis, quando nos finais de semana. Entre as igrejas estão:

Igreja de Santa Rita
Foi inaugurada por Mathias do Rego, em 1728, e conserva ainda a arquitetura original. A igreja abriga a imagem de sua padroeira, Santa Rita de Cássia. Sempre no mês maio, é realizada a tradicional procissão em louvor à “Santa das Causas Impossíveis”, que atrai milhares de fiéis a Itu.

Igreja Nossa Senhora do Patrocínio
A igreja foi idealizada pelo Padre Jesuíno do Monte Carmelo, arquiteto, operário, artista e devoto de Nossa Senhora do Patrocínio. Inaugurada em 1819, ficou famosa a partir de 1859, quando passou a abrigar um Colégio para meninas, sob a responsabilidade das irmãs de São José. O Colégio Nossa Senhora do Patrocínio foi a primeira escola católica para as moças da elite do Estado de São Paulo. Nessa mesma época, a cidade abrigou o Colégio São Luiz, hoje estabelecido na Avenida Paulista.

Nossa Senhora do Carmo
Em 1719 foi construído, inicialmente, o Convento do Carmo pelo Frei João Batista de Jesus. Sua edificação se deu por ordem de D. João V, atendendo ao pedido das Câmaras de Itu e Sorocaba.

Igreja do Senhor Bom Jesus e Santuário
Seu construtor foi o Padre Manoel da Costa Aranha. Foi erguida no local onde existiu a primitiva capela datada do século XVII e que, durante muitos anos, serviu como Matriz de Itu. Entre 1763 e 1765, a Igreja, em ruínas, foi reedificada e até hoje mantém a imagem de Nossa Senhora Candelária, trazida pelos fundadores da cidade. O frontispício do Bom Jesus, com suas colunas severas e imponentes, imita o da Basílica Maior de São João de Latrão, “a Mãe das Igrejas”, em Roma.

Igreja Matriz – Nossa Senhora Candelária
A matriz de Nossa Senhora Candelária foi construída em 1780, sob orientação do Padre João Leite Ferraz. Recebeu depois sucessivas reformas, em que se destaca o trabalho de Ramos de Azevedo e de Paula Souza. Os acabamentos internos seguem o Barroco e Rococó. No seu interior podem ser vistas obras valiosas de talhas e de pintura, de autoria de José Patrício da Silva, do Padre Jesuíno do Monte Carmelo e de Almeida Júnior.

O roteiro Itu pelas Igrejas será realizado de segunda a sábado, nos seguintes horários:
Segunda-feira – das 8h30 às 11h05 e das 13h30 às 16h20
De terça a sexta-feira – das 9h às 11h45 e das 13h30 às 17h05
Sábado – das 9h às 11h55 e das 13h30 às 16h40

O valor do programa é de R$ 25,00. Mais informações podem ser obtidas na Prótur, rua Floriano Peixoto, 480, Centro, Itu, telefone: 11- 4013-0604, www.proturitu.com.br.

Comemoração valoriza a trajetória e a importância histórica da cidade
Itu 400 anos – Do Império à Modernidade é o evento marcado para 1 de fevereiro, véspera do aniversário dos 400 anos da cidade. A realização é uma parceria da Prótur com a Secretaria Municipal de Cultura, com a participação da Gas Natural São Paulo Sul.

É uma jornada cultural, em que o “anfitrião” é o desbravador Domingos Fernandes, que conduz a caminhada pelo “sertão” de Outu-Guassu, nome de fundação da cidade, até a Itu moderna dos tempos atuais. A caminhada contará ainda com outros atores e várias intervenções artísticas, além das muitas velas que iluminarão o trajeto, levadas pela população.

A Chama dos 400 anos
A chamada Caminhada Luminosa se encerra no marco de fundação da cidade, onde será acesa a “Chama dos 400 Anos”, uma escultura de ferro, com a logomarca do quarto centenário, que ficará na Praça Padre Anchieta durante o ano comemorativo. Um show do Projeto Tom Natural, com a Jazz Big Band, finaliza e festa.

Programa
– Praça da Matriz – 1 de fevereiro
20h30 – concentração e distribuição de velas para a Caminhada Luminosa pela rua Paula Souza, com a participação de artistas da cidade
– Praça Padre Anchieta
Solenidade de acendimento da “Chama dos 400 anos”.
Show – Projeto Tom Natural – oferecimento da Gas Natural São Paulo Sul.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO PREVÊ IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS PARA FORTALECER O TURISMO EM ITU

A grande prioridade da atual gestão da Prótur é colocar em prática o PDT – Plano de Desenvolvimento do Turismo, oficialmente aprovado em junho de 2009 e alinhado com as diretrizes do Ministério do Turismo. Para garantir sua elaboração e realização, vários órgãos da cidade assinaram uma carta de compromisso com a associação, entre os quais as secretarias municipais de Turismo e Cultura, o Sebrae, o Comtur e o Sincomércio.

O PDT engloba todas as variáveis envolvidas com o turismo – da ordenação geopolítica e administrativa da região, passando pelo inventário dos recursos naturais e culturais, traçando também o perfil socioeconômico da cidade, além de identificar o estágio do desenvolvimento turístico local.

O plano faz uma análise bastante profunda dos meios de hospedagem, transportes, agências de turismo, área de alimentos e bebidas, artesanato, culinária, folclore, festas religiosas, roteiros, eventos, fazendas, pesqueiros e atrações como museus, igrejas, praças e outras ofertas turísticas.

Um dos grandes destaques do PDT é um diagnóstico sobre a situação do turismo na cidade, com análise da concorrência, SWOT e Matriz BCG.

O plano destaca como principais concorrentes do destino as cidades de São Paulo, Santos, São Roque, Embu, Santana do Parnaíba, Paranapiacaba, São Carlos e Limeira. A análise comparativa mostra que a maior fragilidade de Itu está na conservação de seus atrativos, bem como seu comércio que, em apenas 25% das comparações, se mostrou superior ao dos demais municípios. Por outro lado, a maior força da cidade está em sua gastronomia, considerada superior em 62% das comparações. Esta análise também revela que a cidade precisa tomar medidas para aumentar sua competitividade, uma vez que, dos oito destinos analisados, quatro apresentaram-se superiores, dois similares e dois inferiores.

Para a avaliação de cenários internos e externos foi utilizada a análise SWOT que, no caso de Itu, foi construída com percepções originadas de pesquisas e outras fontes, incluindo a comunidade. O diagnóstico revelou, como pontos fortes para o turismo da cidade, itens como acesso, clima, qualidade do ar, destino tranqüilo, opções de hospedagem, diversidade gastronômica e de atrativos turísticos, patrimônio histórico-cultural, manifestações religiosas autênticas, alto potencial de atratividade das fazendas e o fato de a cidade ser uma Estância Turística, a primeira do Estado.
O estudo das oportunidades mostra que o município está localizado no quadrilátero do desenvolvimento paulista, seus PIB E IDH estão entre os mais altos do Estado excelente infraestrutura, novos investimentos de grandes empresas na região, aumento do poder aquisitivo da classe C e o interesse dos agentes de viagens em comercializar novos destinos.

Mas, o estudo também destacou alguns pontos fracos, entre os quais a falta de lazer, baixo conhecimento da população sobre os atrativos turísticos, mão-de-obra do setor de turismo pouco qualificada, falta de infraestrutura da rodoviária e de acesso a portadores de necessidades especiais, ausência de artesanato típico e falta de espaços adequados para eventos de pequeno e médio portes, entre outros. No que diz respeito às ameaças, o levantamento apontou a evolução dos destinos concorrentes e a falta de valorização do patrimônio da cidade pelos jovens;

Outra ferramenta utilizada no diagnóstico foi a matriz BCG, desenvolvida pelo Boston Consulting Group para avaliar o posicionamento e possibilidade de cada atrativo do destino e foi construída a partir da opinião dos associados da Prótur. Ela levou em consideração atrativos como artesanato, museus, culinária, folclore, calendário de eventos, patrimônio histórico-religioso, fazendas, pesqueiros, folclore e patrimônio histórico-cultural, entre outros.

São considerados como participação e crescimento altos de mercado atrativos como a culinária, o patrimônio histórico-religioso, folclore e fazenda; como participação baixa e crescimento alto de mercado os calendários de eventos, roteiros, museus e artesanato; participação alta e crescimento baixo de mercado os pesqueiros e exageros; e participação e crescimento baixos de mercado as praças.

Perfil do Turista
O diagnóstico realizado para a construção do PDT inclui uma pesquisa sobre o perfil do turista que visita Itu. De acordo com o levantamento, 60% são do sexo masculino, 34% têm idade entre 31 e 40 anos, 62,2% são casados, 58,3% têm filhos, 39,4% concluíram o curso superior e 63% são procedentes de São Paulo.

Ainda segundo o estudo, 78% visitam a cidade a lazer, 81,1% viajam de carros, 68% permanecem na cidade apenas um dia, 33,9% gastam entre R$ 50,00 e R$ 100,00, 56% classificam a qualidade dos atrativos como boa e destes o mais lembrado é o exagero.

Projetos do PDT
O Plano de Desenvolvimento do Turismo de Itu definiu a realização de vários projetos para atender às diretrizes estabelecidas para o programa.

O primeiro projeto – Grandes Atrações em Itu – tem como objetivos principais o fortalecimento de uma identidade turística única para a cidade e prevê ações como a criação de roteiros que integrem o conjunto de atrativos de Itu; a conscientização da população com relação à identidade e sua importância, por meio de palestras e campanhas; o estímulo a pacotes culturais nos finais de semana, entre outras. Outro programa – Aproveite mais Itu – pretende aumentar a permanência do turista na cidade, que hoje é de apenas um dia. Para isso, estão previstas ações como a criação de novos atrativos, a criação de programação cultural e de eventos integrados aos atrativos existentes; o desenvolvimento de um roteiro gastronômico; e a criação de calendário de eventos turísticos.

O projeto Maravilhas de Itu constitui-se de uma série de ações voltadas à comunidade para conscientizá-la sobre a importância histórica e cultural da cidade e conservar o patrimônio histórico, natural e cultural. Para isso, estão previstos, entre outros, a criação de programas ou concursos de identificação das maravilhas da cidade, implantação de campanhas educativas e fomento à restauração e manutenção do patrimônio de Itu.

Turismo e Negócios é um programa que pretende desenvolver ações voltadas para as oportunidades de emprego e renda e que prevê, entre outras, o incentivo à formação de associações e/ou organizações em cada segmento; o fomento à criação de artesanato típico; a promoção de cursos direcionados ao empreendedorismo e o incentivo à operação de agências de turismo receptivo.

Para fortalecer o município, o PDT propõe o projeto Itu Estância Turística que tem como foco conscientizar o poder público local, capacitar profissionais envolvidos na cadeia produtiva do turismo, criar um Centro de Apoio ao Turista e viabilizar o funcionamento dos portais como postos de informação turística.

Para ampliar a hospitalidade, o projeto Itu Recebe pretende implantar sinalização turística padronizada, melhorar o Parque do Varvito, implantar parques urbanos, estabelecer locais para estacionamento de ônibus, reduzir a poluição sonora e visual e fomentar a acessibilidade, entre outras ações.

PERFIL – PRÓTUR

A Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu – Prótur foi oficialmente criada em setembro de 2003. A iniciativa que deu origem à entidade foi de Neca Setubal e Paulo de Almeida Prado, então proprietários da Fazenda Capoava, localizada no município, a partir de uma reunião com vários empresários e entidades ligados aos setores de turismo e cultura da cidade. A ideia era discutir propostas de ações para estimular o turismo em Itu, primeira Estância Turística do Estado de São Paulo.

A entidade é uma associação civil de pequeno/médio porte criada pelo interesse de seus fundadores no desenvolvimento da atividade turística na cidade e valorização do seu patrimônio histórico e cultural. É constituída por organizações privadas direta ou indiretamente ligadas ao setor turístico, cujos proprietários vislumbram o associativismo como um instrumento importante para consolidação da atividade turística na cidade e na região.

A Prótur vem atuando por meio de ações próprias ou em parceria com os setores público e privado, buscando cumprir seus objetivos sociais desenvolvendo atividades de promoção e marketing, eventos culturais, esportivos ou de lazer, envolvendo não somente seus associados, mas também a comunidade Ituana.
Logo após a eleição da primeira diretoria, foi lançada uma campanha para escolher uma logomarca para o turismo local. De acordo com seu estatuto, a Prótur tem como principais objetivos o desenvolvimento do turismo na cidade; a promoção da cultura, defesa, conservação e restauro do Patrimônio Histórico, artístico e cultural e do meio ambiente; a estruturação, implantação e acompanhamento de programas para a integração da cidade às atividades relacionadas à divulgação da cidade, seus pontos turísticos e eventos; o assessoramento e apoio a empreendimentos na área de turismo; apoio a medidas e iniciativas para a melhoria da infraestrutura urbana e rural; o incentivo a pesquisas e publicações voltadas ao turismo; e o apoio, coordenação ou promoção de eventos turísticos, culturais e educacionais na cidade.

Entre 2003 e 2005, a primeira gestão da entidade desenvolveu algumas ações para atender seus objetivos, dentre as quais a criação de material de divulgação turística, a utilização de um trailer como posto móvel de informações que funciona até hoje nos finais de semana e feriados, a realização de concursos, eventos e do Boletim Prótur.

No biênio seguinte – 2005-2007 – a nova diretoria da entidade voltou-se para a edição de um mapa rural do município e para a criação de passeios ciclísticos noturnos às quintas-feiras, hoje também realizados nas manhãs de domingo.

A terceira gestão da Prótur foi marcada pela elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo de Itu, realizado pela Ágere Consultoria e entregue em maio de 2009. Outro destaque foi a aprovação, pela Câmara Municipal, de lei que autoriza a Secretaria da Cultural a assinar convênio com a Prótur por dois anos. Por ela, a Secretaria passa a participar do PDT e fecha parceria para a organização do XVI Festival de Artes de Itu. Em janeiro de 2009, a entidade muda de endereço, permanecendo, entretanto, no centro histórico da cidade.

A atual diretoria da Prótur, que tomou posse em agosto deste ano, tem como principais responsabilidades a elaboração do Plano de Gestão da entidade, que visa ao seu fortalecimento para executar as ações do PDT, o desenvolvimento do diagnóstico participativo sobre sua atuação e o início dos processos de planejamento e priorização das ações do Plano.

A Conselho Diretor da Prótur é integrado por Helio Tomba Jr. (diretor-presidente), Maria Alice Setubal (vice-presidente), Rita Maria Arruda Zacharias (diretora-superintendente), Afonso Guido (1º diretor Financeiro), Márcio Hacker (2º diretor Financeiro), Wagner Fioravanti (diretor de Marketing e Eventos), Maria de Lourdes Figueiredo Sioli (diretora Cultural), Luis Gustavo Borges de Oliveira (diretor de Relações Públicas), Maria Sofia Pacheco e Silva (1ª diretora-secretária), Walkiria M. Sturen Leis (2ª diretora-secretária). Do Conselho Fiscal fazem parte, como titulares, Ricardo Pacheco e Silva, Rafael Aichinger, Antônio Marcos de Oliveira Passos e, como suplentes, Roberto Wagner Fontoura Jr., Sérgio de Camargo Jr., Yurika Kumano Maeda.

Para Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, diretora Cultural da Prótur, o objetivo da entidade é “alavancar o turismo de qualidade em Itu, mostrar que o município tem muitas outras atrações além da já conhecida imagem de cidade dos exageros”.

Já para o presidente Hélio Tomba Jr., que também foi o primeiro dirigente da associação, inicialmente a Prótur tinha como finalidade “unir as empresas ligadas ao turismo”, que até a criação da entidade, “promoviam atividades isoladas. A mesma opinião tem Allie Marie Dias de Queiroz, consultora da Ágere, empresa responsável pelo PDT. “A entidade foi fundada para articular um movimento entre os players do setor de turismo e cultura da cidade, para organizar as ações e viabilizar o turismo como negócio, que gera emprego, renda e mais qualidade de vida.

Assessoria de Imprena de Itú