Conhecido como Teletrabalho, o profissional exerce sua função em casa. Com isso, evita desgaste no trânsito e colabora para a diminuição de poluentes.

A Proxis, empresa de contact center especializada na prestação de serviços customizados e de alto valor agregado, dispõe, a partir de agora, de uma opção de trabalho sustentável. Conhecido como Teletrabalho, ou Home Based, é um modelo de atividade profissional que permite que o colaborador exerça suas atividades em casa, assim como todas as tarefas que são praticadas diariamente na empresa.

Com base em um estudo do “The Citrix Workplace of the future”, feito pela Van Bourne em agosto deste ano com profissionais de TI de 19 países, um terço dos trabalhadores do mundo não trabalhará mais em escritórios tradicionais em 2014. Segundo a pesquisa, hoje, 62% das empresas no mundo já atuam com Home Based. Em dois anos, mais 21% devem adotar essa modalidade. Em 2014, esse número pode chegar a 83%. Ainda de acordo com a pesquisa, no Brasil, 43% das empresas já adotam este modelo de trabalho. E, em 2014, poderemos chegar a 94% em trabalhos remotos.

Segundo Aércio Kobata, resolvedor da Proxis, há diversos benefícios para as empresas e para os funcionários ao optarem por este tipo de trabalho. “Há melhoria na qualidade de vida devido à redução do estresse no trânsito; os profissionais ganham mais tempo para dedicar à família, lazer e hobbies; reduz a emissão de poluentes e risco de acidente no trajeto, já que não há mais a necessidade de deslocamento; além de outros fatores, como a inclusão social de aposentados e donas de casa no mercado de trabalho”.

No ano passado, ao completar 10 anos no mercado, a Proxis investiu cerca de 2,5 milhões para aumentar sua capacidade instalada, tendo em vista o atendimento à demanda e a possibilidade de novos negócios com acréscimo de 78% no número de PAs (posições de atendimento). Além disso, a companhia iniciou o processo de atualização de sua plataforma tecnológica, instalando uma nova Central Unificada (PABX) da norte-americana Avaya – empresa de telecomunicações fornecedora de soluções, serviços e inovações na área de comunicação.

Com a instalação da Central Unificada da Avaya, Jimmy Cygler, CEO da companhia, explica que a Proxis passou a realizar acessos remotos (Home Based) para operação –  por meio de um link coordenado pela central, baseada na sua plataforma sede, em São Paulo, para qualquer lugar do mundo e em tempo real. “Esta virtualização do call center nos traz o que há de mais inovador neste segmento”, celebra o executivo. “Conquistamos, a partir disso, um contact center altamente personalizado, com tecnologia de ponta e disposto a atender e vencer os desafios de um setor que detém suas particularidades, mas que vem crescendo a passos largos, contribuindo para o crescimento do País”, finaliza Cygler.

A sede holandesa da Microsoft, por exemplo, conseguiu cortar cerca de 900 toneladas de emissões de gás carbônico, devido ao trabalho flexível e de meio período de seus funcionários no ano de 2010. Aproximadamente 95% dos funcionários da filial da Microsoft no país trabalham em casa, pelo menos uma vez por semana e 25% ficam em casa por quatro dias na semana.

Fonte: Vervi Assessoria de Comunicação