O Relatório de Sustentabilidade Instituto Ethos e UniEthos 2008 foi premiado no CR Reporting Awards 2010 como “First Runner Up” na categoria Pequenas e Médias Organizações. O anúncio da premiação foi publicado no dia 20 de abril de 2010 pela promotora do concurso, a CorporateRegister.com, organização sediada no Reino Unido, considerada referência mundial em relatórios empresariais não financeiros e informações sobre responsabilidade corporativa.

Trata-se de uma das principais premiações internacionais para relatórios empresariais de sustentabilidade, o que coloca o relatório do Ethos e do UniEthos entre os melhores do mundo. A escolha dos vencedores conta com rigorosa avaliação técnica e é resultado da votação dos usuários do CorporateRegister.com, entre os quais se encontram especialistas mundiais nos temas relacionados à sustentabilidade.

Entre os premiados no CR Reporting Awards 2010 estão outros dois relatórios brasileiros: o do Banco Bradesco, vencedor na categoria Credibility through Assurance (credibilidade pela confiabilidade das informações), e o da Brasil Foods, “First Runner Up” na categoria Estreante em Relatório de Sustentabilidade.

Modelo GRI
O Relatório de Sustentabilidade Instituto Ethos e UniEthos foi realizado pelo Comitê de Responsabilidade Social Interna de ambas as organizações, com o apoio da agência Report Comunicação, responsável pela consultoria nas diretrizes da GRI, bem como pelo conteúdo, design e produção gráfica, e da BSD Consulting Brasil, que auxiliou no engajamento das partes interessadas e na definição de materialidade dos temas a serem abordados.

O trabalho é fruto de um processo de engajamento dos stakeholders internos e externos do Ethos e do UniEthos e da identificação dos temas considerados mais significativos por esses públicos. Para elaborá-lo, utilizaram-se as diretrizes propostas pela Global Reporting Initiative (GRI), numa apresentação baseada nos temas dos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial. Optou-se pelo nível C, uma vez que as organizações ainda não têm um trabalho estruturado para gerir cada categoria de indicadores, o que é exigido nos níveis B e A.

Para Ethos e UniEthos, a construção de um relatório de sustentabilidade é uma oportunidade de aprendizado contínuo. Sua meta é publicar um relato desse tipo a cada dois anos. O principal objetivo é que o processo de elaboração do relatório contribua para que as duas organizações incorporem em sua gestão formas sistematizadas de mensuração dos desempenhos social, ambiental e econômico e estabeleçam metas para melhorá-los.

Ethos