O atendimento na rede subterrânea do Rio de Janeiro foi avaliado durante reunião realizada nesta quarta-feira (4) pelo Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), Cepel, Cenpes, LIGHT e CEG. O objetivo foi apresentar e discutir as ações que estão sendo tomadas pelas empresas LIGHT e CEG para eliminar as ocorrências de explosões na rede subterrânea da cidade do Rio de Janeiro.

Durante a reunião, a LIGHT apresentou a avaliação do atendimento na rede de energia elétrica subterrânea no Rio de Janeiro, com dados das ocorrências em 2011 e também das ações para a mitigação dos riscos de explosão. Os investimentos previstos em operação, manutenção e expansão da rede subterrânea em 2011 é aproximadamente três vezes maior que os investimentos realizados em 2010 e os investimentos anuais previstos para biênio 2012/2013 são duas vezes maiores do que o previsto para 2011. 

A AGENERSA apresentou o histórico de ações realizadas no mês de julho de 2011 pela agência, ANEEL, LIGHT e CEG, e definiu as ações que devem ser tomadas pela CEG em caso de detecção de gás nas redes subterrâneas para que não ocorram explosões. Além disso, informou que a prefeitura está coordenando ações de uso das redes e mapeamento do subsolo.

A CEG apresentou as ações em andamento para reduzir os riscos de explosões nas redes subterrâneas, principalmente com a antecipação da substituição da rede de ferro – fundido. 

A ANEEL está participando presencialmente das inspeções realizadas pela CEG e LIGHT e ainda no mês de agosto de 2011 irá realizar uma inspeção detalhada e exaustiva para avaliar a real situação da rede subterrânea da Light.

Desde 27 de julho estão sendo realizadas a inspeções conjuntas entre a Light e CEG, e tomadas ações urgentes quando da detecção de gás, reduzindo ao máximo o risco para a população. 

O ministro Edison Lobão, que presidiu a reunião, ressaltou a importância de ações conjuntas entre as concessionárias e as agências reguladoras para garantir a segurança da população brasileira e principalmente para a cidade do Rio de Janeiro.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319-5620/5588
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
twitter: @Minas_Energia